| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1658| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O uso das Tecnologias de Comunicação (TICs) no ensino da língua inglesa |
| Autor: | Santos, Lucicleide Araújo |
| Primeiro orientador: | Sirqueira, Fernando Silva |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem, com foco na análise das contribuições, desafios e benefícios advindos da implementação dessa tecnologia nas escolas. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e segue uma abordagem exploratória. Seu método principal foi a pesquisa bibliográfica, complementada por estudos de caso discutindo as experiências de diferentes instituições educacionais com o uso das TICs. Sua fundamentação teórica é baseada em autores renomados como Castells (2001), Papert (1993), Jenkins (2006), Moran (2015) bem como documentos do Ministério da Educação (MEC) e UNESCO. Os resultados mostram que, embora as TICs tenham grande potencial para transformar a educação, sua implementação enfrenta desafios significativos, como falta de infraestrutura apropriada, resistência de alguns educadores e necessidade de treinamento contínuo. No entanto, os benefícios observados incluem melhoria no desempenho acadêmico, maior integração digital e acesso mais fácil ao conhecimento. Os autores concluem que o uso realmente eficaz das TICs requer investimento na formação de professores e melhoria da infraestrutura tecnológica escolar, bem como promoção de um ambiente que incentive a adaptação e a inovação pedagógica. |
| Abstract: | The aim of this work is to investigate the impact of information and communication technology (ICT) on the teaching and learning process, focusing on analyzing the contributions, challenges and benefits arising from the implementation of this technology in schools. This research is qualitative in nature and follows an exploratory approach. Their main method was bibliographic research, supplemented by case studies discussing the experiences of different educational institutions with the use of ICT. Its theoretical foundation is based on well-known authors such as Castells (2001), Papert (1993), Jenkins (2006), Moran (2015) as well as documents from the Ministry of Education (MEC) and UNESCO. The results show that while ICT has great potential to transform education, its implementation faces significant challenges, such as lack of appropriate infrastructure, resistance from some educators and the need for continuous training. However, benefits observed include improved academic performance, greater digital integration and easier access to knowledge. The authors conclude that truly effective use of ICT requires investing in teacher training and improving school technology infrastructure, as well as promoting an environment that encourages adaptation and pedagogical innovation. |
| Palavras-chave: | Tecnologias de Informação Educação Digital Inclusão Digital |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | SANTOS, Lucicleide Araújo. O uso das Tecnologias de Comunicação (TICs) no ensino da língua inglesa. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1658 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
