Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1661
Tipo do documento: Monografia
Título: O uso de metodologias ativas como estratégia facilitadora para a aprendizagem da matemática no ensino médio
Autor: Alencar, Gilson Dias de
Dias, Maria Darlete de Amorim
Primeiro orientador: Vieira, Sandoel de Brito
Primeiro membro da banca: Vieira, Sandoel de Brito
Segundo membro da banca: Rodrigues, Pedro da Silva
Terceiro membro da banca: Sá, Maria Eliana Rodrigues de
Resumo: O ensino de matemática no ensino médio é um tema de grande relevância e complexidade, permeado por desafios e debates constantes. A disciplina, muitas vezes vista como abstrata e complexa, exige do professor uma didática inovadora e capaz de despertar o interesse dos estudantes. Assim, a presente monografia busca entender como as metodologias ativas contribuem para facilitar a aprendizagem de conteúdos matemáticos no ensino médio. Para nortear o trabalho definiu-se como objetivo geral: Compreender como a aplicação de abordagens pedagógicas inovadoras pode contribuir para promover uma aprendizagem mais efetiva, significativa e engajadora dos conceitos matemáticos no Ensino Médio. De maneira específica pretende-se: Esclarecer o que são metodologias ativas e sua caracterização, analisar as metodologias ativas mais utilizadas no ensino de matemática no Ensino Médio, identificar os desafios e obstáculos enfrentados pelos estudantes ao aprender matemática no Ensino Médio, além de verificar a relação entre a utilização de metodologias ativas e o engajamento dos estudantes na aprendizagem da matemática. O estudo trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica com busca por meio dos descritores "metodologias ativas", "matemática" "engajamento" e ―dificuldades de aprendizagem‖, nas plataformas Google Acadêmico e Scientific Research. Foram incluídas obras que apresentaram relevância, originalidade e contribuição para o entendimento das metodologias ativas na matemática. Foram excluídos trabalhos em língua estrangeira ou que não apresentaram tradução. Com base na pesquisa observou-se que as metodologias ativas como gamificação, sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas entre outras contribuem de forma significativa para melhorar a aprendizagem de matemática no ensino médio, transformando o aluno em protagonista de sua aprendizagem.
Abstract: Teaching mathematics in high school is a highly relevant and complex topic, permeated by constant challenges and debates. The subject, often seen as abstract and complex, requires teachers to have innovative teaching methods that are capable of arousing students' interest. Thus, this monograph seeks to understand how active methodologies contribute to facilitating the learning of mathematical content in high school. To guide the work, the following general objective was defined: To understand how the application of innovative pedagogical approaches can contribute to promoting more effective, meaningful and engaging learning of mathematical concepts in high school. Specifically, the intention is to: Clarify what active methodologies are and their characterization, analyze the most commonly used active methodologies in teaching mathematics in high school, identify the challenges and obstacles faced by students when learning mathematics in high school, and verify the relationship between the use of active methodologies and student engagement in learning mathematics. The study is a bibliographical research using the descriptors "active methodologies", "mathematics", "engagement" and "learning difficulties" on the Google Scholar and Scientific Research platforms. Works that were relevant, original and contributed to the understanding of active methodologies in mathematics were included. Works in a foreign language or that were not translated were excluded. Based on the research, it was observed that active methodologies such as gamification, flipped classroom, Problem-Based Learning, among others, contribute significantly to improving mathematics learning in high school, transforming the student into the protagonist of his/her learning.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino de Matemática
Protagonismo no Ensino
Metodologias Ativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: ALENCAR, Gilson Dias de; DIAS, Maria Darlete de Amorim . O uso de metodologias ativas como estratégia facilitadora para a aprendizagem da matemática no ensino médio. 2024. 33 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Pio IX-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1661
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf369,51 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.