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Tipo do documento: Dissertação
Título: Lugares de memória e educação patrimonial: reflexões e propostas para o ensino de história em Buriti dos Montes Pi
Autor: Monte, Paula Luana Soares
Primeiro orientador: Sousa Neto, Marcelo de
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise dos espaços de memória e sua influência na formação das identidades dos habitantes da cidade de Buriti dos Montes-PI. A problemática central envolve a identificação dos elementos culturais, históricos e sociais que moldam essa identidade e a aplicação desses elementos no ensino da história local. Os principais objetivos elencados neste trabalho foram: investigar os aspectos que constituem a identidade cultural e histórica dos habitantes de Buriti dos Montes e como essa identidade pode ser integrada ao ensino de história local; examinar como certas memórias são consolidadas e atualizadas, para estabelecer uma narrativa sobre a história e a memória local; pesquisar lugares de memória do município, identificando e analisando como estes espaços refletem a história, a tradições e a cultura local; examinar como os locais históricos de Buriti dos Montes são usados atualmente para fins de preservação da memória local; propor reflexões e estratégias que estabeleçam conexões entre o Ensino de História e a Educação Patrimonial, com foco nos lugares de memória de Buriti dos Montes; produzir um guia didático, para apoiar o ensino de História, com base no currículo da Educação Básica, que integre os locais de memória identificados, na busca pela promoção de uma compreensão crítica do patrimônio cultural local. O texto encontra-se dividido em três capítulos: no primeiro, é realizada uma discussão acerca das relações existentes entre memória, História e lugares de memória; já o segundo trata de patrimônio, educação patrimonial e os desafios e possibilidades para o ensino de História frente ao Novo Ensino Médio; por fim, o terceiro capítulo aborda a formação histórica do município, trazendo reflexões sobre a construção, preservação e silenciamento de patrimônios ligados a ele. Como forma de abordagem dessas questões, adotou-se uma metodologia exploratória e qualitativa, fundamentando-se em uma revisão bibliográfica abrangente. As categorias conceituais analisadas incluem: Memória, História e Lugares de Memória. Além disso, conceitos como Patrimônio, Educação Patrimonial e Ensino de História, são discutidos para enriquecer a compreensão das unidades temáticas selecionadas. Para fundamentar as discussões, foram utilizados autores como Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Michael Pollak e Jacques Le Goff, que abordam temas como a relação entre memória e história. Assim como estudos de Reginaldo Gonçalves, Pedro Paulo Finari e Sanda Pelegrini sobre Patrimônio; Átila Tolentino, Sônia Florêncio e Simone Scifone sobre Educação Patrimonial; Cláudia Fontineles e Felipe Ribeiro sobre as orientações curriculares; Marcelo de Sousa Neto e Luiz Reznik sobre programas como PIBID e PROFHITORIA, que reconhecem o professor da Educação Básica como pesquisador, capacitado a ressignificar o ensino e a produção de materiais didáticos. Nesse contexto, as estratégias didáticas propostas, que incluem a utilização de símbolos do ambiente local e a valorização dos lugares de memória, mostraramse eficazes na transformação do ensino de História. Ao incorporar elementos do cotidiano dos alunos, o aprendizado se torna mais contextualizado, permitindo uma compreensão mais rica da história que vai além dos livros didáticos tradicionais. O resultado da pesquisa se materializou no desenvolvimento de um guia didático, intitulado “História e memória de Buriti dos Montes-PI: possibilidades didáticas para o ensino e a aprendizagem”. Esse recurso de intervenção didático-pedagógica visa apoiar os docentes que lecionam História no município, promovendo uma aproximação significativa entre os conteúdos trabalhados na escola e as experiências vivenciadas no cotidiano da comunidade escolar.
Abstract: This dissertation presents an analysis of memory spaces and their influence on the formation of identities of the inhabitants of the city of Buriti dos Montes-PI. The central problem involves the identification of the cultural, historical and social elements that shape this identity and the application of these elements in the teaching of local history. The main objectives listed in this work were: to investigate the aspects that constitute the cultural and historical identity of the inhabitants of Buriti dos Montes and how this identity can be integrated into the teaching of local history; examine how certain memories are consolidated and updated, to establish a narrative about local history and memory; research places of memory in the municipality, identifying and analyzing how these spaces reflect local history, traditions and culture; examine how historical sites in Buriti dos Montes are currently used to preserve local memory; propose reflections and strategies that establish connections between History Teaching and Heritage Education, focusing on places of memory in Buriti dos Montes; produce a teaching guide, to support the teaching of History, based on the Basic Education curriculum, which integrates the identified memory sites, in the search for promoting a critical understanding of local cultural heritage. The text is divided into three chapters: in the first, a discussion is held about the relationships between memory, History and places of memory; the second deals with heritage, heritage education and the challenges and possibilities for teaching History in the New High School; Finally, the third chapter addresses the historical formation of the municipality, bringing reflections on the construction, preservation and silencing of heritage linked to it. As a way of approaching these issues, an exploratory and qualitative methodology was adopted, based on a comprehensive bibliographic review. The conceptual categories analyzed include: Memory, History and Places of Memory. Furthermore, concepts such as Heritage, Heritage Education and History Teaching are discussed to enrich the understanding of the selected thematic units. To support the discussions, authors such as Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Michael Pollak and Jacques Le Goff were used, who address topics such as the relationship between memory and history. As well as studies by Reginaldo Gonçalves, Pedro Paulo Finari and Sanda Pelegrini on Heritage; Átila Tolentino, Sônia Florêncio and Simone Scifone on Heritage Education; Cláudia Fontineles and Felipe Ribeiro on curricular guidelines; Marcelo de Sousa Neto and Luiz Reznik about programs such as PIBID and PROFHITORIA, which recognize the Basic Education teacher as a researcher, capable of giving new meaning to teaching and the production of teaching materials. In this context, the proposed teaching strategies, which include the use of symbols from the local environment and the valorization of places of memory, proved to be effective in transforming History teaching. By incorporating elements from students' daily lives, learning becomes more contextualized, allowing a richer understanding of history that goes beyond traditional textbooks. The result of the research materialized in the development of a teaching guide, entitled “History and memory of Buriti dos Montes-PI: didactic possibilities for teaching and learning”. This didactic-pedagogical intervention resource aims to support teachers who teach History in the municipality, promoting significant rapprochement between the content taught at school and the experiences lived in the daily life of the school community.
Palavras-chave: Buriti dos Montes, PI
Ensino de História
Memória
Identidade e Patrimônio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: MONTE, Paula Luana Soares. Lugares de memória e educação patrimonial: reflexões e propostas para o ensino de história em Buriti dos Montes-PI. 2025. 258 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1673
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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