Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Antonia Thaisi da Silva-
dc.creatorSantos, Antonia Karina dos-
dc.contributor.advisor1Serra, Ray Victor Guimarães-
dc.contributor.referee1Sá, Maria Eliana Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Costa, José Diógenes Vieira da-
dc.date.accessioned2025-03-25T12:58:07Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBEZERRA, Antonia Thaisi da Silva; SANTOS, Antonia Karina dos. Contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem das frações no ensino fundamental. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Pio IX-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1675-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou investigar e compreender como os jogos matemáticos podem contribuir para o ensino e aprendizagem das frações no ensino fundamental, de forma a tornar esse conteúdo mais acessivel e significatico para os alunos. O ensino das frações muitas vezes é visto como difícil e desafiador para os estudantes, por isso, os jogos podem ser uma estratégia pedagógica eficiente para motivar os estudantes a aprenderem e se divertirem com a matemática. Para a coleta de informações, foi realizado uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Na revisão bibliográfica, foi realizada uma busca por artigos, livros, teses e dissertações que abordam o uso de jogos no ensino de frações, explorando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Com base nas análises do material pesquisado, podemos observar que os jogos podem contribuir para o ensino e aprendizagem das frações, pois eles estimulam a criação de estratégias, o raciocínio lógico e o pensamento analítico, habilidades essenciais para a compreensão das frações.por
dc.description.abstractThis work aimed to investigate and understand how mathematical games can contribute to the teaching and learning of fractions in elementary school, making this content more accessible and meaningful for students. The teaching of fractions is often seen as difficult and challenging for students, so games can be an efficient pedagogical strategy to motivate students to learn and enjoy mathematics. For information collection, a qualitative bibliographic research was conducted. In the literature review, a search was made for articles, books, theses, and dissertations that address the use of games in teaching fractions, exploring their contributions to the teaching and learning process. Based on the analysis of the researched material, we can observe that games can contribute to the teaching and learning of fractions, as they stimulate the creation of strategies, logical reasoning, and analytical thinking, essential skills for understanding fractions.por
dc.description.provenanceSubmitted by ANTONIA THAISI DA SILVA BEZERRA (thaisibezerra064@gmail.com) on 2025-03-24T18:15:46Z No. of bitstreams: 2 Contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem das frações no ensino fundamental.pdf: 2908510 bytes, checksum: de584fccf9ecf6e6af545c4dcf822031 (MD5) Termo de autorização.pdf: 353562 bytes, checksum: 9a5d14056131089a9d82d06d3b9b87c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde, No termo de autorização deve conter o título do TCC. on 2025-03-24T19:04:56Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by ANTONIA THAISI DA SILVA BEZERRA (thaisibezerra064@gmail.com) on 2025-03-24T22:38:06Z No. of bitstreams: 2 Contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem das frações no ensino fundamental.pdf: 2908510 bytes, checksum: de584fccf9ecf6e6af545c4dcf822031 (MD5) Termo de autorização.pdf: 365820 bytes, checksum: afca90809870f407f102e27f6d40384f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-25T12:58:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem das frações no ensino fundamental.pdf: 2908510 bytes, checksum: de584fccf9ecf6e6af545c4dcf822031 (MD5) Termo de autorização.pdf: 365820 bytes, checksum: afca90809870f407f102e27f6d40384f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-25T12:58:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem das frações no ensino fundamental.pdf: 2908510 bytes, checksum: de584fccf9ecf6e6af545c4dcf822031 (MD5) Termo de autorização.pdf: 365820 bytes, checksum: afca90809870f407f102e27f6d40384f (MD5) Previous issue date: 2025-02-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFraçõespor
dc.subjectJogospor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectEnsino de Matemática-
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleContribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem das frações no ensino fundamentalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf2,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.