| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1675| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem das frações no ensino fundamental |
| Autor: | Bezerra, Antonia Thaisi da Silva Santos, Antonia Karina dos |
| Primeiro orientador: | Serra, Ray Victor Guimarães |
| Primeiro membro da banca: | Sá, Maria Eliana Rodrigues de |
| Segundo membro da banca: | Costa, José Diógenes Vieira da |
| Resumo: | Este trabalho objetivou investigar e compreender como os jogos matemáticos podem contribuir para o ensino e aprendizagem das frações no ensino fundamental, de forma a tornar esse conteúdo mais acessivel e significatico para os alunos. O ensino das frações muitas vezes é visto como difícil e desafiador para os estudantes, por isso, os jogos podem ser uma estratégia pedagógica eficiente para motivar os estudantes a aprenderem e se divertirem com a matemática. Para a coleta de informações, foi realizado uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Na revisão bibliográfica, foi realizada uma busca por artigos, livros, teses e dissertações que abordam o uso de jogos no ensino de frações, explorando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Com base nas análises do material pesquisado, podemos observar que os jogos podem contribuir para o ensino e aprendizagem das frações, pois eles estimulam a criação de estratégias, o raciocínio lógico e o pensamento analítico, habilidades essenciais para a compreensão das frações. |
| Abstract: | This work aimed to investigate and understand how mathematical games can contribute to the teaching and learning of fractions in elementary school, making this content more accessible and meaningful for students. The teaching of fractions is often seen as difficult and challenging for students, so games can be an efficient pedagogical strategy to motivate students to learn and enjoy mathematics. For information collection, a qualitative bibliographic research was conducted. In the literature review, a search was made for articles, books, theses, and dissertations that address the use of games in teaching fractions, exploring their contributions to the teaching and learning process. Based on the analysis of the researched material, we can observe that games can contribute to the teaching and learning of fractions, as they stimulate the creation of strategies, logical reasoning, and analytical thinking, essential skills for understanding fractions. |
| Palavras-chave: | Frações Jogos Ensino-Aprendizagem Ensino de Matemática |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | BEZERRA, Antonia Thaisi da Silva; SANTOS, Antonia Karina dos. Contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem das frações no ensino fundamental. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Pio IX-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1675 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
