Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1676
Tipo do documento: Monografia
Título: Uso de tecnologia no ensino de língua estrangeira: aprendizagem de língua inglesa em contexto escolar
Autor: Costa, Elâne Morais da
Primeiro orientador: Rocha, Shenna Luísa Motta
Primeiro coorientador: Rocha, Shenna Luísa Motta
Primeiro membro da banca: Rocha, Shenna Luíssa Motta
Segundo membro da banca: Pinheiro, Mário Eduardo
Terceiro membro da banca: Siqueira, Fernando Silva
Resumo: Este estudo investiga o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), com foco nas mídias sociais, no ensino da língua inglesa. O objetivo da pesquisa foi analisar como essas tecnologias podem ser aplicadas de forma eficaz no processo de aprendizagem de línguas, visando aprimorar a competência comunicativa dos alunos. A justificativa para a realização do estudo está no crescente impacto das TDIC no contexto educacional, onde a adaptação às novas tecnologias e o uso das mídias sociais representam uma possibilidade de tornar o ensino mais interativo e contextualizado. A análise dos resultados indicou que as mídias sociais, quando integradas corretamente ao ensino, promovem um aprendizado colaborativo, oferecendo aos alunos uma oportunidade de praticar a língua de maneira dinâmica e em tempo real. As considerações finais destacam que a utilização das mídias sociais no ensino de inglês, alinhada às diretrizes educacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade do ensino. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram Hymes (1972), Canale e Swain (1980) e Warschauer (2002). Palavras-chave: TDICs; Ensino de Línguas inglesa; Contexto Escolar.
Abstract: This study investigates the impact of Digital Information and Communication Technology (ICT), particularly social media, on English language teaching and learning in schools. The primary objective is to analyze the use of social media as an effective pedagogical tool, with an emphasis on its integration into language education. The research explores the theoretical and practical aspects of TDIC in language learning, referencing key authors such as Canale and Swain (1980), Hymes (1972), and Warshauer (2002). The study also reviews official documents such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), focusing on their guidelines for integrating digital technologies into the curriculum. Through qualitative analysis, the research identifies how social media platforms can enhance communicative competence and foster collaborative learning in language classrooms. Results show that, when used effectively, social media can significantly contribute to improving language acquisition by creating engaging, interactive environments for students. The study concludes by proposing strategies for educators to integrate these technologies in a structured and effective manner, aiming to improve the overall learning experience. Keywords: ICT; English Language Teaching; School Context.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)
Ensino de Inglês
Contexto Escolar
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: COSTA, Elâne Morais da. Uso de tecnologia no ensino de língua estrangeira: aprendizagem de língua inglesa em contexto escolar. 2025. 45 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1676
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf294,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.