Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1679
Tipo do documento: Monografia
Título: A importância da matemática financeira nas escolas: desafios avanços para o cidadão
Autor: Barbosa II, Ubaldo Holanda
Primeiro orientador: Silva, Afonso Norberto
Resumo: A educação financeira é uma vertente do processo educativo voltado para o ensino e conscientização dos indivíduos e sociedade a respeito dos conceitos financeiros, tornando-os assim, cidadãos conscientes capazes de desenvolver críticas e competências necessárias para não cair em riscos inerentes as finanças. Esse trabalho tem como objetivo principal analisar a partir da revisão de literatura a aplicação da matemática financeira no comportamento dos alunos no ambiente escolar, e como essa disciplina pode ajudar na formação cidadã desses discentes no cotidiano, descrever a importância da matemática na formação cotidiana, principalmente nos primeiros anos de educação escolar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que tem sido utilizada como recurso metodológico. A revisão integrativa é um método que permite a exploração, a avaliação crítica e a síntese das evidências disponíveis do tema investigado. A escola hoje é um ambiente de troca de idéias e de produção de conhecimentos, onde há uma simbiose entre os alunos e professores, esta deve observar o aluno em todas as perspectivas, desde o lado cognitivo, social, financeiro, psíquico e emocionais, trabalhando de forma a integrar todos esses e produzir um ser capaz de formar opinião e responsabilidade sobre suas atitudes. A importância da matemática financeira na sociedade transcende o simples ato de não gastar dinheiro para ter, é mais que isso, transforma as pessoas em cidadãos conscientes quanto ao consumismo exagerado, quanto ao meio ambiente e dentre outras questões.
Abstract: Financial education is an aspect of the educational process aimed at teaching and raising awareness of individuals and society about financial concepts, thus making them aware citizens capable of developing the necessary skills and criticism so as not to fall into the risks inherent in finance. The main objective of this work is to analyze, from the literature review, the application of financial mathematics in the behavior of students in the school environment, and how this discipline can help in the citizenship formation of these students in their daily lives, to describe the importance of mathematics in everyday training, especially in the early years of school education. This is an integrative review of the literature that has been used as a methodological resource. The integrative review is a method that allows the exploration, critical evaluation and synthesis of available evidence on the investigated topic. The school today is an environment for exchanging ideas and producing knowledge, where there is a symbiosis between students and teachers, this must observe the student in all perspectives, from the cognitive, social, financial, psychic and emotional side, working in order to integrate all these and produce a being able to form an opinion and responsibility for their attitudes. The importance of financial mathematics in society transcends the simple act of not spending money to have, it is more than that, it transforms people into conscious citizens regarding exaggerated consumerism, regarding the environment and among other issues.
Palavras-chave: Educação Financeira
Formação Cidadã
Educação Financeira
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: BARBOSA, Ubaldo Holanda. A importância da matemática financeira nas escolas: desafios avanços para o cidadão. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso( Licenciatura em Matemática ) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1679
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf371,3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.