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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1684| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Inclusão de alunos com TEA no ensino de matemática |
| Autor: | Silva, Renata Hilda de Sousa Arrais, Romario Antônio |
| Primeiro orientador: | Serra, Ray Victor Guimarães |
| Primeiro membro da banca: | Costa, José Diógenes da |
| Segundo membro da banca: | Rodrigues, Pedro da Silva |
| Resumo: | Neste trabalho, objetivo-se compreender os desafios dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no estudo da disciplina de matemática, bem como identificar e descrever as experiências de professores atuantes, para então poder discutir como minimizar as dificuldades dos alunos com TEA em sala de aula. Para isso, foram utilizados como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através do conteúdo levantado no referencial teórico sobre o papel do professor, os desafios enfrentados e as exigências de buscar mais conhecimento a cada dia, analisando também a particularidade dos alunos com TEA e o seu potencial. O documento é dividido em várias seções, incluindo uma introdução sobre a importância da inclusão escolar, uma fundamentação teórica sobre TEA e educação inclusiva, desafios específicos no ensino de matemática para alunos com TEA e estratégias pedagógicas inclusivas. Os resultados indicam que, embora existam desafios significativos, como dificuldades de comunicação e interação social, a implementação de metodologias inclusivas, como o uso de recursos visuais e atividades práticas, pode melhorar o engajamento e o desempenho acadêmico dos alunos com TEA. A pesquisa também destaca a importância da formação continuada de professores e da colaboração entre família e escola para o sucesso da inclusão. Apartir dos dados coletados, pode-se perceber a importância de um acompanhamento mas próximo aos alunos com TEA por parte dos pais e dos professores, fazendo da sala de aula um ambiente agradável para todos, pois a falta de compreensão por parte dos demais alunos é um grande desafio a ser superado. Enfim, por meio dos estudos realizados e questionários aplicados, foi possível confirmar que alunos com TEA tendem a inclinar-se desde muito novos para a matemática. O trabalho conclui que a inclusão de alunos com TEA no ensino de matemática é um processo contínuo que exige a colaboração de toda a comunidade escolar e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. |
| Abstract: | This study aimed to understand the challenges faced by students with autism spectrum disorder (ASD) in studying mathematics. It also aimed to identify and describe the experiences of active teachers, in order to discuss how to minimize the difficulties faced by students with ASD in the classroom. To this end, bibliographical research and field research were used as data collection methods, through the content raised in the theoretical framework on the role of the teacher, the challenges faced and the demands of seeking more knowledge every day. It also analyzed the particularity of students with ASD and their potential. The document is divided into several sections, including an introduction on the importance of school inclusion, a theoretical foundation on ASD and inclusive education, specific challenges in teaching mathematics to students with ASD, and inclusive pedagogical strategies. The results indicate that, although there are significant challenges, such as difficulties in communication and social interaction, the implementation of inclusive methodologies, such as the use of visual resources and practical activities, can improve the engagement and academic performance of students with ASD. The research also highlights the importance of ongoing teacher training and collaboration between families and schools for successful inclusion. Based on the data collected, it is possible to see the importance of closer monitoring of students with ASD by parents and teachers, making the classroom a pleasant environment for everyone, since the lack of understanding on the part of other students is a great challenge to be overcome. Finally, through the studies carried out and questionnaires applied, it was possible to confirm that students with ASD tend to be inclined towards mathematics from a very young age. The study concludes that the inclusion of students with ASD in mathematics teaching is an ongoing process that requires the collaboration of the entire school community and the development of innovative pedagogical practices. |
| Palavras-chave: | Ensino de Matemática Desafios Educacionais Recursos Visuais Transtorno do Espectro Autista |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | ARRAIS, Romario Antônio; SILVA, Renata Hilda de Sousa. Inclusão de alunos com TEA no ensino de matemática. 2025. 47 f. Monografia (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Pio IX, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1684 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
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