Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1688
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Tecnologia educacional: os jogos como forma lúdica no processo de ensino e aprendizagem de matemática - uma revisão de literatura |
Autor: | Morais, Wesley do Nascimento Sena, Matheus Manoel Moreira de |
Primeiro orientador: | Santos, Gleison do Nascimento |
Primeiro coorientador: | Santos, Gleison do Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Pacheco, Bruno Mendes |
Segundo membro da banca: | Mendes, Fernando Fernando Gerson Libaneo |
Resumo: | A importância do conhecimento matemático na formação do cidadão na sociedade atual é entendida na mesma proporção que tem a importância da língua materna, basta comparar sua carga horária no currículo escolar com outras áreas do conhecimento. O estudo traz como problematização: como a tecnologia educacional pode contribuir para o processo de aprendizagem da da matematica? A pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições do lúdico e das tecnologias educacionais como recursos didáticos utilizados no ensino de matemática. E como objetivos específicos: Apresentar os benefícios da utilização do lúdico no ensino de matemática; Conhecer os diferentes softwares educacionais relacionados aos ensino de matemática; Demonstrar como o uso do computador pode ser utilizado como ferramenta pedagógica. A metodologia utilizada nesse estudo tratar-se-á de uma pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet. Desmistificar o ensino da matemática e promover a aceitação dessa área do conhecimento é um dos maiores desafios da escola e dos professores nos dias atuais. Diante desse cenário, o uso do lúdico é certamente uma alternativa viável de auxílio tanto a professores como alunos na construção do conhecimento. Palavras-chave: Aprendizagem. Computador. Jogos. Matemática. Tecnologia. |
Abstract: | ABSTRACT The importance of mathematical knowledge in the formation of citizens in today’s society is understood in the same proportion as the importance of the mother tongue, simply by comparing its workload in the school curriculum with other areas of knowledge. The study raises the following questions: how can educational technology contribute to the process of learning mathematics? The research aims to analyze the contributions of play and educational technologies as teaching resources used in mathematics teaching. The specific objectives are: To present the benefits of using play in mathematics teaching; To learn about the different educational software related to mathematics teaching; To demonstrate how computers can be used as a pedagogical tool. The methodology used in this study will be a bibliographical research, prepared from previously published material, consisting mainly of books, journal articles and materials available on the Internet. Demystifying the teaching of mathematics and promoting the acceptance of this area of knowledge is one of the greatest challenges for schools and teachers today. Given this scenario, the use of playfulness is certainly a viable alternative to help both teachers and students in the construction of knowledge. Keywords: Learning. Computer. Games. Mathematics. Technology |
Palavras-chave: | Ensino-Aprendizagem Ludicidade Jogos Ensino de Matemática Tecnologia Educacional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Matemática |
Citação: | MORAIS, Wesley do Nascimento; SENA, Matheus Manoel Moreira de. Tecnologia educacional: os jogos como forma lúdica no processo de ensino e aprendizagem de matemática - uma revisão de literatura. 2025. 29 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1688 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 413,28 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.