| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1689| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O signo linguístico e redes sociais: a construção do texto e suas representações na formação do leitor |
| Autor: | Lira, William Tavares de |
| Primeiro orientador: | Carvalho, Francisco Wilton Ribeiro de |
| Resumo: | O ensino nas escolas, de maneira em geral, tem como umas de suas características a capacidade de se adequar as mudanças que ocorrem, de forma natural, no decorrer dos anos. Desse modo, sendo o ensino de língua portuguesa parte dessa estrutura maior de ensino, não se pode deixar de levar em consideração os novos contextos onde a estrutura educacional se insere, incluindo, obviamente, as novas ferramentas, a partir das quais o ensino e a aprendizagem se desenvolvem. Um desses novos contextos é o universo das redes sociais onde a palavra escrita ou falada pode se manifestar a partir de diversas conotações. Nesse sentido, quando a palavra escrita ou falada aparece envolta de simbologias, o estudo dos signos tornase uma necessidade, levando-nos a uma reflexão sobre a forma e o objetivo dos discursos difundidos nas redes sociais. Assim, podemos afirmar que a natureza desse trabalho parte, a princípio, das representações que um texto pode ter para formação de um leitor. Evidentemente, trataremos dessas representações, de forma específica, no contexto das redes sociais. Partindo dessa abordagem teórica inicial, a problemática central que norteia o desenvolvimento desta pesquisa será: como facilitar a interpretação do discurso nas redes sociais, a partir do estudo dos signos? Essa problemática central suscita outros questionamentos que podem ajudar a consolidar algumas ideias. Esses questionamentos são postos da seguinte forma: de que maneira as mídias sociais potencializam a introdução dos signos linguísticos nas relações interpessoais, muitas vezes determinando comportamentos? Indo mais além, como a prática educacional pode se integrar num universo onde os signos se utilizam dos meios de comunicação de massa para construir discursos carregados de simbologias? A partir desses questionamentos, podemos lançar o seguinte objetivo desse trabalho: Examinar a construção do texto nas redes sociais, a partir do estudo dos signos linguísticos. Por último, esperamos que ao final dessa pesquisa, esperamos que, além de responder as provocações em destaque nesse resumo, possamos também fomentar novas reflexões sobre essa temática, facilitando, inclusive, novas pesquisas. |
| Abstract: | One of the characteristics of school education, in general, is the ability to adapt to changes that occur naturally over the years. Therefore, since Portuguese language teaching is part of this larger teaching structure, one cannot fail to take into account the new contexts in which the educational structure is inserted, including, obviously, the new tools from which teaching and learning develop. One of these new contexts is the world of social networks, where the written or spoken word can manifest itself in a variety of connotations. In this sense, when the written or spoken word appears surrounded by symbolism, the study of signs becomes a necessity, leading us to reflect on the form and purpose of discourses disseminated on social networks. Thus, we can state that the nature of this work starts, in principle, from the representations that a text can have for the formation of a reader. Obviously, we will deal with these representations, specifically, in the context of social networks. Based on this initial theoretical approach, the central problem that will guide the development of this research will be: how can we facilitate the interpretation of discourse on social media, based on the study of signs? This central problem raises other questions that can help to consolidate some ideas. These questions are posed as follows: in what way do social media enhance the introduction of linguistic signs in interpersonal relationships, often determining behaviors? Going further, how can educational practice be integrated into a universe where signs are used in mass media to construct discourses loaded with symbolism? Based on these questions, we can launch the following objective of this work: to examine the construction of text on social media, based on the study of linguistic signs. Finally, we hope that by the end of this research, in addition to responding to the provocations highlighted in this summary, we can also foster new reflections on this topic, even facilitating new research. |
| Palavras-chave: | Discurso Signos Linguísticos Comunicação Mídias Sociais Ensino de Língua Portuguesa |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | LIRA, William Tavares de. O signo linguístico e redes sociais: a construção do texto e suas representações na formação do leitor. 2025. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1689 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 284,67 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
