Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Francisco Vinicius Fernandes-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Juarez Silvestre-
dc.date.accessioned2025-03-26T19:07:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco Vinicius Fernandes. A importância do lúdico como ferramenta no ensino de matemática. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1692-
dc.description.resumoTem-se tornado de interesse de educadores a busca por alternativas na aprendizagem da matemática, por já se tratar de uma disciplina de pouca afinidade por parte dos alunos, o que é vivenciado com frequência nas salas de aula. Iniciou-se esse metaestudo identificando um total de 142 estudos, onde 06 foram encontrados ao final após os critérios de seleção, partindo da seguinte problemática. “Quais resultados foram descritos nas literaturas de 2018 – 2022, caracterizando o perfil dos estudos através das práticas de uso e sua contribuição ao conhecimento cientifico?”. Com o objetivo de analisar as produções acadêmicas sobre as práticas de uso do lúdico e as suas contribuições no ensino de matemática, para assim, comparar suas características e as relações com o conhecimento cientifico. A análise dos dados foi realizada por meio da leitura detalhada dos artigos, logo após, foram concentradas no Excel onde combinou os resultados. Assim, de modo geral os estudos evidenciaram que o lúdico, quando trabalhado corretamente ajudam na aprendizagem. Palavras chaves: Lúdico; Ensino Aprendizagem; Matemática.por
dc.description.abstractIt has become of interest to educators the search for alternatives in learning mathematics, since it is a subject of little affinity on the part of students, which is often experienced in the classroom. This meta-study began by identifying a total of 142 studies, where 06 were found at the end after the selection criteria, starting from the following problematic. "What results were described in the literature from 2018 - 2022, characterizing the profile of the studies through the practices of use and their contribution to scientific knowledge?". With the objective of analyzing the academic productions about the practices of the use of play and its contributions to the teaching of mathematics, in order to compare its characteristics and the relations with the scientific knowledge. The data analysis was carried out through a detailed reading of the articles, after which they were concentrated in Excel where the results were combined. Thus, in general, the studies showed that play, when properly worked, helps learning. Key words: Playfulness; Teaching Learning; Mathematics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-26T18:11:34Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1732223 bytes, checksum: 15522c2064ce4997420b16f2db4b92d0 (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf: 491195 bytes, checksum: ede87b0d3374b3231be6fa0a4f2aec4b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-26T19:07:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1732223 bytes, checksum: 15522c2064ce4997420b16f2db4b92d0 (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf: 491195 bytes, checksum: ede87b0d3374b3231be6fa0a4f2aec4b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T19:07:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1732223 bytes, checksum: 15522c2064ce4997420b16f2db4b92d0 (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf: 491195 bytes, checksum: ede87b0d3374b3231be6fa0a4f2aec4b (MD5) Previous issue date: 2023-01-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subject.cnpqALGEBRA::LOGICA MATEMATICApor
dc.titleA importância do lúdico como ferramenta no ensino de matemáticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf479,68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.