| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1699Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nascimento, Lígia Inês da Silva | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0862629496668215 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Raimundo Isídio de | - |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Luiza Helena Oliveira da | - |
| dc.contributor.referee2 | Carvalho, Diógenes Buenos Aires de | - |
| dc.date.accessioned | 2025 | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Lígia Inês da Silva. A construção da identidade do negro em "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório: uma análise semiótica. 2025. 78 f. Monografia ( Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1699 | - |
| dc.description.resumo | A literatura tem sido uma ferramenta fundamental para a construção e ressignificação da identidade do negro, especialmente no Brasil, onde o racismo e o preconceito impõem desafios à população negra. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo investigar a construção da identidade do negro na obra “O Avesso da pele”, de Jeferson Tenório. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como suporte teórico-metodológico a Semiótica Discursiva Francesa, com base em Greimas e Courtés (1979, 2008, 2016 e 2020), Barros (2002, 2005 e 2019), Discini (2003) e Fiorin (1995, 2005, 2008 e 2018), entre outros autores. Dentre os principais resultados, depreendem-se as oposições semânticas fundamentais que estão representadas pelos pares /opressão/ versus /liberdade/, primordial para a construção da imagem do negro, ressaltando o racismo, o preconceito e a violência, bem como pela /identidade/ versus /alteridade/, tematizando a relação entre o branco, que ocupa lugar de prestígio e poder na sociedade, e o negro, que tem um papel inferiorizado e oprimido. O negro está constituído pelos princípios modais do querer e dever-fazer ser aceito na sociedade. Inicialmente, ao ser sancionado negativamente pelo “outro”, Henrique aceita que não possui o poder e o saber-fazer, temendo novas sanções. No entanto, ao reconhecer que, por meio do saber, poderia não só ser aceito como também transformar a situação de outras pessoas, Henrique passa a exercer o querer, o dever, o saber e o poder fazer. A obra assim aponta tanto para um devir quanto para um sobrevir ao apresentar a possibilidade de ruptura com as estruturas de opressão, mostrando que a identidade está marcada pela resistência e pela luta por liberdade e aceitação. Em termos discursivos, a práxis enunciativa convoca marcas socioideológicas que mostram uma visão de sociedade em relação ao negro, conforme o seu papel, o lugar e o modo de ser e de estar no mundo, construindo uma imagem estereotipada e desumanizada. Ademais, por meio da ancestralidade cultural, o negro apresenta sua força, que o inspira e o leva a um querer lutar, de forma coletiva, pelos objetos-valores dignidade e aceitação na sociedade. | por |
| dc.description.abstract | Literature has been a fundamental tool for the construction and redefinition of black identity, especially in Brazil, where racism and prejudice impose challenges on the black population. In this context, this research aims to investigate the construction of black identity in the work “O Avesso da pele”, by Jeferson Tenório. This is a qualitative research, with French Discursive Semiotics as its theoretical-methodological support, based on Greimas and Courtés (1979, 2008, 2016 and 2020), Barros (2002, 2005 and 2019), Discini (2003) and Fiorin (1995, 2005, 2008 and 2018), among other authors. Among the main results, we can see the fundamental semantic oppositions that are represented by the pairs /oppression/ versus /freedom/, essential for the construction of the image of black people, highlighting racism, prejudice and violence, as well as /identity/ versus /otherness/, thematizing the relationship between white people, who occupy a place of prestige and power in society, and black people, who have an inferior and oppressed role. Black people are constituted by the modal principles of wanting and having to be accepted in society. Initially, upon being negatively sanctioned by the “other”, Henrique accepts that he does not have the power and know-how, fearing new sanctions. However, by recognizing that, through knowledge, he could not only be accepted but also transform the situation of other people, Henrique begins to exercise his will, his duty, his knowledge and his ability to do. The work thus points to both a becoming and an eventuality by presenting the possibility of breaking with the structures of oppression, showing that identity is marked by resistance and the struggle for freedom and acceptance. In discursive terms, the enunciative praxis calls upon socio-ideological marks that show a vision of society in relation to black people, according to their role, place and way of being and existing in the world, constructing a stereotypical and dehumanized image. Furthermore, through cultural ancestry, black people present their strength, which inspires them and leads them to want to fight, collectively, for the objects-values of dignity and acceptance in society. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Lígia Nascimento (ligiaineis4@gmail.com) on 2025-03-26T22:24:15Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA LIGIA INES DA SILVA NASCIMENTO.pdf: 1248381 bytes, checksum: ae7ce6e2fe92a65e5345c776243cbd29 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-Ligia_assinado_%281%29_assinado.pdf: 534108 bytes, checksum: b534e4913e1b095c79de3bbd4c823476 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br) on 2025-03-27T12:17:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA LIGIA INES DA SILVA NASCIMENTO.pdf: 1248381 bytes, checksum: ae7ce6e2fe92a65e5345c776243cbd29 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-Ligia_assinado_%281%29_assinado.pdf: 534108 bytes, checksum: b534e4913e1b095c79de3bbd4c823476 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-27T12:17:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA LIGIA INES DA SILVA NASCIMENTO.pdf: 1248381 bytes, checksum: ae7ce6e2fe92a65e5345c776243cbd29 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-Ligia_assinado_%281%29_assinado.pdf: 534108 bytes, checksum: b534e4913e1b095c79de3bbd4c823476 (MD5) Previous issue date: 2025-03-10 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino Campus Clovis Moura | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | semiótica discursiva | por |
| dc.subject | preconceito | por |
| dc.subject | racismo | por |
| dc.subject | violência | por |
| dc.subject | identidade do negro | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | A construção da identidade do negro em "o avesso da pele', de Jeferson Tenório: uma análise semiótica | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Clóvis Moura – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MONOGRAFIA COMPLETA.pdf | Monografia Completa | 1,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
