Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1700
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O educando e a indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental: análise das pesquisas realizadas na UESPI, campus Piripiri |
Autor: | Silva, Bárbara Maria de Sousa |
Primeiro orientador: | Menezes, Dalva de Araújo |
Resumo: | A indisciplina na escola é um tema muito recorrente e complexo, assim destaca alguns estudos já realizados. Diariamente os professores precisam lidar com situações de conflito em sala de aula com alunos considerados “problemáticos”, em outras palavras, alunos indisciplinados. São diversos os fatores que contribuem para um comportamento desordenado em sala de aula e existem algumas atitudes por parte dos professores e da própria escola que podem contribuir para amenizar esse tipo de comportamento. Como objetivo geral desta pesquisa, destacamos: conhecer e analisar as pesquisas do acervo da biblioteca da UESPI que retratam sobre a indisciplina na escola nas séries iniciais do ensino fundamental. A partir deste objetivo, elaboramos a seguinte problemática: Como as monografias do acervo da biblioteca da UESPI do curso de Pedagogia, trazem o tema indisciplina na escola nas séries iniciais do ensino fundamental? A partir deste diálogo, busca-se obter uma visão geral de todas as pesquisas realizadas na UESPI de Piripiri sobre a temática indisciplina escolar. O estudo está fundamentado em autores como Aquino (2016); Foucault (1999); Garcia (1999); Silva (2014) dentre outros. A metodologia utilizada no trabalho foi de cunho bibliográfico e também documental. Desta maneira, realizamos uma análise das monografias da UESPI de Piripiri do curso de Pedagogia. Nas análises realizadas, observou-se que os autores estão de acordo que a indisciplina é um problema complexo que atinge todas as escolas e que se faz necessário uma intervenção para combater essa problemática. Vimos também nas pesquisas que as atitudes tomadas por parte dos professores, coordenadores e gestores da escola, são fundamentais para conseguir se obter mudanças nesses comportamentos considerados indisciplinados. |
Abstract: | Indiscipline in schools is a very common and complex issue, as highlighted by some studies that have already been conducted. Every day, teachers have to deal with conflict situations in the classroom with students who are considered “problematic”, in other words, undisciplined students. There are several factors that contribute to disorderly behavior in the classroom and there are some attitudes on the part of teachers and the school itself that can help to alleviate this type of behavior. As a general objective of this research, we highlight: to know and analyze the research in the UESPI library collection that portrays indiscipline in schools in the initial grades of elementary school. Based on this objective, we elaborated the following problem: How do the monographs in the UESPI library collection of the Pedagogy course address the topic of indiscipline in schools in the initial grades of elementary school? Based on this dialogue, we seek to obtain an overview of all the research conducted at UESPI in Piripiri on the topic of school indiscipline. The study is based on authors such as Aquino (2016); Foucault (1999); Garcia (1999); Silva (2014) among others. The methodology used in the work was bibliographical and documentary. Thus, we conducted an analysis of the monographs of UESPI in Piripiri from the Pedagogy course. In the analyses carried out, it was observed that the authors agree that indiscipline is a complex problem that affects all schools and that intervention is necessary to combat this problem. We also saw in the research that the attitudes taken by teachers, coordinators and school managers are fundamental to achieving changes in these behaviors considered undisciplined. |
Palavras-chave: | Indisciplina Escolar Ensino Fundamental Professores Alunos Sala de Aula |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | SILVA, Bárbara Maria de Sousa. O educando e a indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental: análise das pesquisas realizadas na Uespi, campus Piripiri. 2024. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri-PI, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1700 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 359,88 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.