Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1703
Tipo do documento: Monografia
Título: A contribuição dos jogos no ensino da matemática
Autor: Araújo, Thiago Matheus Carvalho de
Freitas, José Francisco Alves de
Primeiro orientador: Uchôa, José Jesus
Resumo: A investigação educativa é imprescindível para a melhoria da pratica profissional. Sabemos que no ensino da matemática há muitas questões a serem melhoradas para que os alunos se sintam mais motivados a aprender, com isso se faz necessária a busca por atividades que chamem a atenção dos mesmos como o uso de jogos durante as aulas. O presente trabalho tem como temática a contribuição dos jogos para o ensino da matemática. A partir de um aprofundamento teórico com base em leituras de livros, artigos dentre outros materiais relacionados ao ensino-aprendizagem de Matemática, podemos dizer que um dos caminhos que se apresenta é a utilização de uma Didática Matemática e a implantação de metodologias de ensino interessantes aos alunos e estimulantes que desenvolva as estruturas lógicas do conhecimento matemático e que, o processo de aprendizagem dos alunos, possa ocorrer de forma significativa. Dentre os autores utilizados para o embasamento da pesquisa foram citados Alves (2001), Grando (1995),(2004), os PCN’S e Silva (2005). Com toda a investigação feita é possível afirmar que devemos buscar melhoria para o ensino da matemática, não tirando a teoria que deve sim ser aplicada, mas unindo o útil ao agradável, isto é, conciliando a teoria com a prática, através da aplicação de jogos.
Abstract: Educational investigation is essential for the improvement of professional practice. We know that in mathematics education there are many issues to be improved so that students feel more motivated to learn. Therefore, it is necessary to seek activities that capture their attention, such as the use of games during classes. This work focuses on the contribution of games to mathematics education. Based on a theoretical deepening through readings of books, articles, and other materials related to the teaching-learning of mathematics, we can say that one of the paths that emerges is the use of Mathematical Didactics and the implementation of teaching methodologies that are interesting and stimulating for students, which develop the logical structures of mathematical knowledge and allow the learning process to occur in a meaningful way. Among the authors used to support the research, Alves (2001), Grando (1995, 2004), the PCNs, and Silva (2005) were cited. With all the investigation conducted, it is possible to affirm that we must seek improvement in mathematics education, not disregarding the theory that should indeed be applied, but rather combining the useful with the pleasant, that is, reconciling theory with practice through the application of games.
Palavras-chave: Ensino
Matemática
Jogos
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: ALGEBRA::LOGICA MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: FREITAS, José Francisco Alves; ARAÚJO, Thiago Matheus Carvalho de. A contribuição dos jogos no ensino da matemática. 2020. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso( Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1703
Data de defesa: 2020
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf281,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.