| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1709| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Literatura infantil e a formação de leitores |
| Autor: | Reis, Evileide Carvalho |
| Primeiro orientador: | Pugas, Katia Alves |
| Primeiro membro da banca: | Pugas, Kátia Alves |
| Segundo membro da banca: | Neves, Áurea Maria |
| Terceiro membro da banca: | Jesus, Selma Maria Alves |
| Resumo: | Desenvolver o hábito da leitura pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente em um mundo repleto de distrações digitais. No entanto, a leitura é uma habilidade fundamental que contribui para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, sendo essencial despertar o interesse pelos livros desde a infância. Diante dessa realidade, esta pesquisa intitulada “Literatura Infantil e a Formação de Leitores” teve como objetivo geral investigar a importância da literatura infantil no processo de formação de leitores. Além disso, a pesquisa objetivo geral investigar a importância da literatura infantil no processo de formação de leitores. Além disso, a pesquisa visou identificar os benefícios da leitura na infância para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social dos discentes, apresentar as contribuições da leitura da literatura infantil no desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos leitores e avaliar de que maneira a literatura infantil colabora para o desenvolvimento de leitores. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com base nas leituras de artigos e monografias disponíveis na internet, incluindo o Google Acadêmico. Dessa forma, a fundamentação teórica foi baseada nos seguintes autores: (2001), Brasil (2017), Cademartori (2009), Oliveira (1996), Lajolo (2005), Arena (2010) entre outros. A pesquisa evidenciou que o contato precoce com livros não apenas desperta o interesse pela leitura, mas também favorece a construção do senso crítico e reflexivo, preparando os discentes para os desafios das etapas posteriores da aprendizagem. Com base na revisão bibliográfica e nos estudos dos autores mencionados, reafirma-se a importância de implementar metodologias eficazes no uso da literatura infantil, promovendo o prazer pela leitura e incentivando a imaginação e a criatividade. |
| Abstract: | Developing the habit of reading can be a challenging task, especially in a world filled with digital distractions. However, reading is a fundamental skill that contributes to the holistic development of children and young people, making it essential to spark an interest in books from an early age. In light of this reality, this research, titled "Children's Literature and the Formation of Readers", aimed to investigate the overall importance of children's literature in the process of forming readers. Additionally, the research sought to identify the benefits of reading during childhood for the emotional, cognitive, and social development of students, present the contributions of children's literature to the development of critical and reflective thinking, and evaluate how children's literature helps foster the development of readers.To achieve these objectives, an exploratory bibliographic research was conducted, based on readings of articles and monographs available on the internet, including Google Scholar. Thus, the theoretical foundation was based on the works of the following authors: (2001), Brasil (2017), Cademartori (2009), Oliveira (1996), Lajolo (2005), Arena (2010), among others. The research revealed that early exposure to books not only sparks an interest in reading but also fosters the development of critical and reflective thinking, preparing students for the challenges of later stages of learning. Based on the bibliographic review and the studies of the cited authors, the importance of implementing effective methodologies for the use of children's literature is reaffirmed, promoting the joy of reading and encouraging imagination and creativity. |
| Palavras-chave: | Literatura Infantil Formação de Leitores Leitura Literária |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | REIS, Evileide Carvalho. Literatura infantil e a formação de leitores. 2025. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1709 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 679,39 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
