Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1715
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino da matemática para criança com TEA
Autor: Damasceno, Francielma Arcênio
Paixão, Manoela Maria da
Primeiro orientador: Sousa, Gildo Jesus
Primeiro membro da banca: Sousa, Gildo Jesus
Segundo membro da banca: Neves, Janiel Martins
Terceiro membro da banca: Sousa, Jefferson Brito de
Resumo: A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares reflete avanços significativos na educação inclusiva, garantindo o direito à educação de qualidade para todos. No ensino de matemática, esse processo apresenta desafios específicos, dado que a disciplina demanda habilidades que podem ser afetadas pelas características do TEA, como comunicação, interação social e flexibilidade cognitiva. Este trabalho busca investigar estratégias pedagógicas que favoreçam o ensino de matemática para crianças com TEA, promovendo práticas inclusivas e respeitando as particularidades de aprendizado desses alunos. A pesquisa levanta questões relevantes, como a qualidade do ensino de matemática para estudantes com deficiência, os desafios enfrentados na inclusão e a capacitação dos professores. Justifica-se pela necessidade de promover um ensino igualitário e eficaz, valorizando a construção de um ambiente de aprendizagem que potencialize o desenvolvimento lógico e crítico das crianças com TEA. A abordagem evidencia a importância de discutir e aplicar práticas inclusivas que permitam à matemática ser acessível e significativa para todos os alunos.
Abstract: The inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular schools repre sents significant progress in inclusive education, ensuring the right to quality education for all. In mathematics education, this process presents specific challenges, as the subject requires skills that can be affected by ASD characteristics, such as communication, social interaction, and cognitive flexibility. This study investigates pedagogical strategies that promote mathematics teaching for children with ASD, fostering inclusive practices and respecting their unique learning profiles. The research raises important questions, such as the quality of mathematics education for students with disabilities, the challenges of inclu sion, and the preparedness of teachers. It is justified by the need to promote equitable and effective education, emphasizing the creation of a learning environment that enhances the logical and critical development of children with ASD. This approach highlights the im portance of discussing and applying inclusive practices that make mathematics accessible and meaningful to all students.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Ensino de Matemática
Área(s) do CNPq: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: DAMASCENO, Francielma Arcênio; PAIXÃO, Manoela Maria da. O ensino da matemática para criança com TEA. 2025. 21 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1715
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf378,84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.