| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1715| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | O ensino da matemática para criança com TEA |
| Autor: | Damasceno, Francielma Arcênio Paixão, Manoela Maria da |
| Primeiro orientador: | Sousa, Gildo Jesus |
| Primeiro membro da banca: | Sousa, Gildo Jesus |
| Segundo membro da banca: | Neves, Janiel Martins |
| Terceiro membro da banca: | Sousa, Jefferson Brito de |
| Resumo: | A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares reflete avanços significativos na educação inclusiva, garantindo o direito à educação de qualidade para todos. No ensino de matemática, esse processo apresenta desafios específicos, dado que a disciplina demanda habilidades que podem ser afetadas pelas características do TEA, como comunicação, interação social e flexibilidade cognitiva. Este trabalho busca investigar estratégias pedagógicas que favoreçam o ensino de matemática para crianças com TEA, promovendo práticas inclusivas e respeitando as particularidades de aprendizado desses alunos. A pesquisa levanta questões relevantes, como a qualidade do ensino de matemática para estudantes com deficiência, os desafios enfrentados na inclusão e a capacitação dos professores. Justifica-se pela necessidade de promover um ensino igualitário e eficaz, valorizando a construção de um ambiente de aprendizagem que potencialize o desenvolvimento lógico e crítico das crianças com TEA. A abordagem evidencia a importância de discutir e aplicar práticas inclusivas que permitam à matemática ser acessível e significativa para todos os alunos. |
| Abstract: | The inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular schools repre sents significant progress in inclusive education, ensuring the right to quality education for all. In mathematics education, this process presents specific challenges, as the subject requires skills that can be affected by ASD characteristics, such as communication, social interaction, and cognitive flexibility. This study investigates pedagogical strategies that promote mathematics teaching for children with ASD, fostering inclusive practices and respecting their unique learning profiles. The research raises important questions, such as the quality of mathematics education for students with disabilities, the challenges of inclu sion, and the preparedness of teachers. It is justified by the need to promote equitable and effective education, emphasizing the creation of a learning environment that enhances the logical and critical development of children with ASD. This approach highlights the im portance of discussing and applying inclusive practices that make mathematics accessible and meaningful to all students. |
| Palavras-chave: | Educação Inclusiva Transtorno do Espectro Autista (TEA) Ensino de Matemática |
| Área(s) do CNPq: | TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | DAMASCENO, Francielma Arcênio; PAIXÃO, Manoela Maria da. O ensino da matemática para criança com TEA. 2025. 21 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1715 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 378,84 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
