Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1717
Tipo do documento: Monografia
Título: Análise paralela entre livros didáticos de língua portuguesa trabalhados no 7º ano em escolas de São Raimundo Nonato-PI
Autor: Landim, Maria Roseli de Negreiros Paes
Primeiro orientador: Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos
Resumo: Este estudo examina as obras pedagógicas empregadas no 7º ano do Ensino Fundamental em São Raimundo Nonato-PI, contrastando o livro "Português Linguagens", adotado na escola pública, com a "Coleção Asas", empregada no ensino particular. A escolha do 7º ano para a análise foi motivada pela necessidade de otimizar o tempo disponível para a elaboração do trabalho, tendo em vista, materiais com os quais havia familiaridade, haja vista que a coleção Asas é utilizada na escola particular durante o ano letivo vigente. Tem como objetivo principal, analisar as metodologias e abordagens educacionais de ambos os materiais, avaliando como seus conteúdos e práticas de ensino estão em conformidade com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A abordagem adotada envolve uma comparação dos gêneros textuais tratados, da estrutura morfossintática e dos conteúdos programáticos, analisando como cada obra aborda os aspectos de leitura, escrita e interpretação, além de contribuir para a formação do conhecimento linguístico e literário. Os achados sugerem que os dois livros abrangem uma ampla variedade de gêneros textuais e métodos de ensino, em conformidade com as habilidades requeridas pela BNCC. Contudo, o "Português Linguagens" se concentra principalmente em gêneros tradicionais e na análise fundamental da estrutura sintática, ao passo que a "Coleção Asas" sugere um estudo mais detalhado de gêneros multimodais e jornalísticos, além da análise de orações complexas e concordância estilística. Conclui-se que, apesar de ambos os recursos favorecerem o aprimoramento das competências linguísticas e cognitivas dos estudantes, a Coleção Asas proporciona uma abordagem mais detalhada e contextual dos temas, incentivando uma educação mais crítica e reflexiva, particularmente no que diz respeito ao emprego de múltiplas linguagens e à elaboração de textos com diversas linguagens. Palavras-chave: Livro didático. Metodologia. Ensino. Aprendizagem.
Abstract: This study examines the pedagogical materials used in the 7th grade of Elementary School in São Raimundo Nonato-PI, contrasting the book "Português Linguagens" adopted in public schools, with the "Coleção Asas," used in private schools. The choice of the 7th year for the analysis was motivated by the need to optimize the time available for the preparation of the work, considering the materials with which there was familiarity, given that the Asas collection is used in the private school during the current school year. Its main objective is to analyze the methodologies and educational approaches of both materials, evaluating how their contents and teaching practices align with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), the National Curricular Parameters (PCNs), and the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB). The approach involves a comparison of the textual genres covered, the morphosyntactic structure, and the curricular contents, analyzing how each book addresses aspects of reading, writing, and interpretation, as well as contributing to the formation of linguistic and literary knowledge. The findings suggest that both books cover a wide range of textual genres and teaching methods, in accordance with the skills required by the BNCC. However, "Português Linguagens" mainly focuses on traditional genres and the fundamental analysis of syntactic structure, while the "Coleção Asas" suggests a more detailed study of multimodal and journalistic genres, as well as the analysis of complex sentences and stylistic agreement. It is concluded that, although both resources enhance students' linguistic and cognitive competencies, the "Coleção Asas" provides a more detailed and contextualized approach to the topics, promoting a more critical and reflective education, particularly with regard to the use of multiple languages and the production of texts with diverse linguistic modes. Keywords: Textbook. Methodology. Teaching. Learning
Palavras-chave: Livro Didático
Metodologia
Ensino de Língua Portuguesa
Ensino-Aprendizagem
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: LANDIM, Maria Roseli de Negreiros Paes. Análise paralela entre livros didáticos de língua portuguesa trabalhados no 7º ano em escolas de São Raimundo Nonato-PI. 2024. 25 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, São Raimundo Nonato, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1717
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf442,69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.