| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1718| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Contextualização de questões sobre funções do 1° grau e funções do 2° grau em turmas do 9° ano do ensino fundamental |
| Autor: | Pessoa, Thyago Alves |
| Primeiro orientador: | Barbosa, Juarez Silvestre |
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso intitulado CONTEXTUALIZAÇÃO DE QUESTÕES SOBRE FUNÇÕES DO 1°GRAU E FUNÇÕES DO 2° GRAU EM TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, buscou a inserção e resolução de exercícios que contemplem as diversas situações corriqueiras que surgem no decorrer da vida do aluno, visando o alcance de conhecimento consolidado por parte do mesmo. Assim buscamos apresentar estratégias e mecanismos (questionários, listas de exercícios e testes de sondagem) para que os estudantes interpretem de forma satisfatória questões e exercício que envolvam os diversos aspectos cotidianos, ou que contenham algum tipo de situação problema inerentes a vida em sociedade. Compreendemos que a matemática é base para as diversas área do conhecimento, tais como a Física, Química, Biologia e outras ciências, então trazer a matemática mais próxima a real situação do estudante é uma premissa que deve nortear o trabalho docente, tendo em vista o fato inegável de que uma boa parte dos jovens terminam a educação básica com dificuldades na compreensão de conceitos matemáticos. |
| Abstract: | The present course conclusion work entitled CONTEXTUALIZATION OF QUESTIONS ABOUT 1st GRADE FUNCTIONS AND 2nd GRADE FUNCTIONS IN 9th GRADE CLASSES OF ELEMENTARY SCHOOL, sought to insert and solve exercises that address the various everyday situations that arise during the course of the student's life, aiming at the achievement of consolidated knowledge on the part of the student. Thus, we seek to present strategies and mechanisms (questionnaires, lists of exercises and probing tests) for students to satisfactorily interpret contextualized questions and exercises, or that contain some type of problem situation. We understand that mathematics is the basis for the various areas of knowledge, such as Physics, Chemistry, Biology and other sciences, so bringing mathematics closer to the student's real situation is a premise that must guide the teaching work, in view of the undeniable fact that a good part of young people finish basic education with difficulties in understanding mathematical concepts. |
| Palavras-chave: | Contextualização de Questões Ensino de Matemática Funções |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | PESSOA, Thiago Alves. Contextualização de questões sobre funções do 1° grau e funções do 2° grau em turmas do 9° ano do ensino fundamental. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1718 |
| Data de defesa: | 2022 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
