| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1720Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Viana, Andréa Gomes | - |
| dc.creator | Santos, José Miguel dos | - |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Juarez Silvestre | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-31T15:28:09Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, José Miguel; VIANA, Andréa Gomes. Letramento matemático no ensino fundamental: perspectivas futuras. 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso( Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1720 | - |
| dc.description.resumo | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), lançado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), a alfabetização foi compreendida de modo amplo, na perspectiva do letramento, sendo esta a primeira vez que o termo letramento matemático é citado. Entendendo as dificuldades de aprendizagem encontradas por diversos alunos e que a matemática ainda é tida muitas vezes como uma “vilã” este trabalho apresenta como pergunta norteadora: Quais as perspectivas futuras para o letramento matemático em alunos do ensino fundamental? Visando minimizar o déficit no ensino da matemática, evidenciado por diversas pesquisas realizadas no Brasil, a BNCC, divulgada em 2017 e que entraria em vigor completamente em 2020, veio com novos conceitos pertinentes ao letramento matemático, considerando novas temáticas e novas ferramentas de ensino. Que, embora, possua um texto bem claro e assertivo, não considerou as diversidades sociais encontradas no Brasil e tampouco, a pandemia que foi uma surpresa para todos e impactou ainda mais a educação como um todo. Compreende-se, portanto, que a educação matemática escolar necessita se adaptar à realidade atual, que exigirá mobilização de esforços das unidades federativas para sua implementação, já que são as grandes responsáveis, juntamente com seus respectivos municípios, por esta etapa da Educação Básica. | por |
| dc.description.abstract | In the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC), launched by the Ministry of Education and Culture (MEC), literacy was broadly understood, from a literacy perspective, this being the first time that the term mathematical literacy is cited. Understanding the learning difficulties encountered by many students and that mathematics is still often seen as a “villain”, this work presents as a guiding question: What are the future prospects for mathematical literacy in elementary school students? Aiming to minimize the deficit in mathematics teaching, evidenced by several surveys carried out in Brazil, the BNCC, released in 2017 and which would come into force completely in 2020, came with new concepts relevant to mathematical literacy, considering new themes and new teaching tools. Which, although it had a very clear and assertive text, did not consider the social diversities found in Brazil and suffered, a pandemic that was a surprise to everyone and impacted education as a whole even more. It is understood, therefore, that school mathematics education needs to be adapted to the current reality, which will require effort from the federal units for its implementation, since they are largely responsible, together with their respective municipalities, for this stage of Basic Education. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-28T18:54:35Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1638110 bytes, checksum: 559eecda2d5abd19d43099e65fc9d421 (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 318792 bytes, checksum: ecf42e38149835ca37bfd300bc35683d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-31T15:28:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1638110 bytes, checksum: 559eecda2d5abd19d43099e65fc9d421 (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 318792 bytes, checksum: ecf42e38149835ca37bfd300bc35683d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-31T15:28:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1638110 bytes, checksum: 559eecda2d5abd19d43099e65fc9d421 (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 318792 bytes, checksum: ecf42e38149835ca37bfd300bc35683d (MD5) Previous issue date: 2023-01-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Letramento Matemático | por |
| dc.subject | BNCC | por |
| dc.subject | Educação Básica | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | Letramento matemático no ensino fundamental: perspectivas futuras | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf | 311,32 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
