Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1721
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Laboratório de ensino de matemática: uma ferramenta de auxílio para o processo de ensino de aprendizagem |
Autor: | Silva, Açucena Maria de Alencar Carvalho, João Victor de Sousa |
Primeiro orientador: | Silva, Afonso Norberto da |
Resumo: | Este trabalho tem como tema Laboratório de Ensino de Matemática: Uma ferramenta de auxílio para o processo de ensino-aprendizagem. Aborda a importância do laboratório e o uso de materiais didáticos como metodologia de ensino, além de mostrar sua aplicação na sala de aula em turmas do Ensino Superior do curso de licenciatura em matemática e turmas do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica para servir de referência para realização das atividades. Foram selecionadas turmas da Universidade Estadual do Piauí e da Unidade Escolar Barão de Gurguéia, localizadas em Teresina-PI, onde com a utilização de materiais didáticos foi possível expor como o LEM poderia ser utilizado. Após as atividades nas turmas de Ensino Superior foi aplicado um questionário com os alunos, as suas respostas foram avaliadas e trouxeram colocações relevantes sobre o tema, servindo de análise e orientação sobre o ensino da matemática com uma nova metodologia. Como principal resultado, percebemos que o Laboratório de Ensino de Matemática se mostrou uma boa alternativa para as dificuldades apresentadas em sala de aula, sendo assim, imprescindível para melhor capacitação dos professores e resultados dos alunos. |
Abstract: | This work has as its theme the importance of the implementation of the mathematics teaching laboratory in educational institutions. The purpose of the research is to address the importance of the laboratory and the use of teaching materials as a teaching methodology, as well as showing its application in the classroom in higher education classes of the undergraduate course in mathematics and high school classes. For the development of the work a bibliographic research was performed to serve as a reference for the accomplishment of the activities. Classes were selected from Piauí State University and Barão de Gurguéia School Unit, located in Teresina-PI, where with the use of teaching materials it was possible to expose how the LEM could be used. After the activities in the higher education classes a questionnaire was applied with the students, their answers were evaluated and brought relevant positions on the theme, serving as analysis and guidance on the teaching of mathematics with a new methodology. As a main result, we realized that the Mathematics Teaching Laboratory proved to be a good alternative to the difficulties presented in the classroom, thus being indispensable for better teacher training and student results. |
Palavras-chave: | Materiais Didáticos Laboratório de Matemática Matodologia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
Programa: | Licenciatura em Matemática |
Citação: | CARVALHO, João Victor de Sousa; SILVA, Açucena Maria de Alencar. Laboratório de ensino de matemática: uma ferramenta de auxílio para o processo de ensino de aprendizagem. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso( Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1721 |
Data de defesa: | 2020 |
Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.