Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Arimateia Rodrigues-
dc.creatorNery, Pedro Henrique Batista-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Juarez Silvestre-
dc.date.accessioned2025-03-31T15:30:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARVALHO, Arimateia Rodrigues; NERY, Pedro Henrique Batista. O papel do jogo lúdico: Sudoku aplicado a disciplina de matemática. 2022. 25 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1723-
dc.description.resumoO estudo buscou investigar a relevância do sudoku para melhorar o desempenho escolar dos alunos na educação infantil. Para tanto, utilizou-se o procedimento técnico bibliográfico e a discussão dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo (Borin). Dessa maneira, a questão norteadora foi articulada sob a seguinte problemática: Como despertar a atenção do corpo discente pela disciplina de matemática por meio do jogo Sudoku? Nesse sentido, para responder a indagação acima, elucidou-se os seguintes objetivos específicos: enfatizar a importância do sudoku e a contribuição na promoção do raciocínio lógico, frisar o papel da ludicidade no ensino da matemática e apontar os desafios no ensino do raciocínio lógico. Diante dessa realidade, conforme os dados empíricos do estudo realizado por Caleffi ; et al (2020), sobre o jogo Sudoku como uma ferramenta de modelagem matemática, verificou-se o nível de conhecimento dos alunos e a evolução dos mesmos por meio do jogo didático. Dessa forma, os resultados demonstram que o sudoku foi essencial para despertar a atenção, desenvolver a concentração e melhorar o raciocínio lógico do corpo discente, uma vez que o resultado assertivo está relacionado com a análise frequente das jogadas que exige foco para evoluir, portanto, essa condição favorece o aluno a reavaliar as jogadas e manter o equilíbrio psicológico para enfrenar os desafios com maior motivação.por
dc.description.abstractStudy the sought to investigate the relevance of sudoku to improve the school performance of students in early childhood education. For that, the technical bibliographic procedure was used and the discussion of the data was carried out through content analysis (Borin). In this way, the guiding question was articulated under the following problem: How to awaken the attention of the student body to the discipline of mathematics through the Sudoku game? In this sense, to answer the above question, the following specific objectives were clarified: to emphasize the importance of sudoku and the contribution in the promotion of logical reasoning, to emphasize the role of playfulness in the teaching of mathematics and to point out the challenges in the teaching of logical reasoning. Faced with this reality, according to the empirical data of the study carried out by Caleffi ; et al (2020), about the Sudoku game as a mathematical modeling tool, the students' level of knowledge and their evolution through the didactic game were verified. In this way, the results demonstrate that sudoku was essential to awaken attention, develop concentration and improve the student body's logical reasoning, since the assertive result is related to the frequent analysis of the moves that requires focus to evolve, therefore, this condition favors the student to reevaluate the moves and maintain psychological balance to face challenges with greater motivation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-26T19:08:27Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1598273 bytes, checksum: 3c8f1d757713286d54ead63e59623488 (MD5) ARTIGO COMPLETO.pdf: 297242 bytes, checksum: 5df74978ff2ee7c72912f17a8f9c3ffd (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-03-27T11:32:29Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-27T16:15:04Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1598273 bytes, checksum: 3c8f1d757713286d54ead63e59623488 (MD5) ARTIGO COMPLETO.pdf: 297242 bytes, checksum: 5df74978ff2ee7c72912f17a8f9c3ffd (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-03-28T11:08:09Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-28T16:16:07Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1598273 bytes, checksum: 3c8f1d757713286d54ead63e59623488 (MD5) ARTIGO COMPLETO.pdf: 297242 bytes, checksum: 5df74978ff2ee7c72912f17a8f9c3ffd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-31T15:30:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1598273 bytes, checksum: 3c8f1d757713286d54ead63e59623488 (MD5) ARTIGO COMPLETO.pdf: 297242 bytes, checksum: 5df74978ff2ee7c72912f17a8f9c3ffd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-31T15:30:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1598273 bytes, checksum: 3c8f1d757713286d54ead63e59623488 (MD5) ARTIGO COMPLETO.pdf: 297242 bytes, checksum: 5df74978ff2ee7c72912f17a8f9c3ffd (MD5) Previous issue date: 2022-01-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSudokupor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectRaciocínio Lógicopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO papel do jogo lúdico: sudoku aplicado a disciplina de matemáticapor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf290,28 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.