Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoelho, Valdir Rocha-
dc.creatorSousa, Jeferson Wesley da Silva-
dc.contributor.advisor1Sousa, Neilany Araújo de-
dc.contributor.referee1Sousa, Neilany Araújo de Sousa-
dc.contributor.referee2Rocha, Natã Firmino Santana-
dc.contributor.referee3Morais, Aline Iara Leandro de-
dc.date.accessioned2025-04-01T11:28:08Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Jeferson Wesley da Silva; COELHO, Valdir Rocha. Desafios do ensino de matemática no ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola municipal de Itainópolis. 2025. 37 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Itainópolis, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1727-
dc.description.resumoA matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos estudantes, sendo uma das disciplinas mais importantes no currículo do Ensino Fundamental. Contudo, muitos alunos enfrentam dificuldades para aprender o conteúdo da disciplina, apontam esta como difícil e comumente tiram notas baixas nas avaliações, mostrando ser o processo de ensino e aprendizagem de matemática desafiante. O objetivo desse estudo consiste em investigar os desafios do ensino de matemática no nível de ensino fundamental de uma Escola Municipal de Itainópolis-PI. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi o estudo de caso, que evidenciou que os maiores desafios do ensino de matemática em Itainópolis são a motivação e a metodologia utilizada pelos docentes para ensinar matemática, em que os alunos mostraram que os professores seguem métodos tradicionais de ensino e que isso não atrai sua atenção, de modo que tende a resultar na desmotivação que foi apresentada no estudo. Ainda se destacou desafios como a ausência de recursos para um ensino mais diversificados e questões socioeconômicas e emocionais dos alunos, que tem impacto negativo sobre a aprendizagem, muitas vezes os alunos sentem-se ansiosos ao estudarem matemática, o que atrapalha seu processo de assimilação de conhecimentos. Ainda identificou-se a necessidade da capacitação docente para que possam trazer metodologias ativas ao processo de ensino e aprendizagem e motivar os alunos.por
dc.description.abstractMathematics plays a fundamental role in the cognitive and academic development of students, being one of the most important subjects in the Elementary School curriculum. However, many students face difficulties in learning the content of the subject, point it out as difficult and commonly get low grades in the assessments, showing that the process of teaching and learning mathematics is challenging. The objective of this study is to investigate the challenges of teaching mathematics at the elementary school level of a Municipal School in Itainópolis-PI. The methodology used in this research was the case study, which showed that the biggest challenges of teaching mathematics in Itainópolis are the motivation and the methodology used by teachers to teach mathematics, in which students showed that teachers follow traditional teaching methods and that this does not attract their attention, so that it tends to result in the demotivation that was presented in the study. Challenges such as the absence of resources for more diversified teaching and socioeconomic and emotional issues of students were also highlighted, which has a negative impact on learning, students often feel anxious when studying mathematics, which hinders their process of assimilating knowledge. The need for teacher training was also identified so that they can bring active methodologies to the teaching and learning process and motivate students.por
dc.description.provenanceSubmitted by Valdir Rocha Coelho (valdircoelho902@gmail.com) on 2025-03-31T22:56:13Z No. of bitstreams: 2 TCC_JEFERSON_E_VALDIR_PRONTO_assinado_assinado_assinado.pdf: 365223 bytes, checksum: ac2e02c98120afb0a173cc790e9a60f1 (MD5) TERMO_VALDIR_assinado.pdf: 696346 bytes, checksum: 9985823a86d3b13fe14b3a57444b3542 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-01T11:28:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_JEFERSON_E_VALDIR_PRONTO_assinado_assinado_assinado.pdf: 365223 bytes, checksum: ac2e02c98120afb0a173cc790e9a60f1 (MD5) TERMO_VALDIR_assinado.pdf: 696346 bytes, checksum: 9985823a86d3b13fe14b3a57444b3542 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-01T11:28:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_JEFERSON_E_VALDIR_PRONTO_assinado_assinado_assinado.pdf: 365223 bytes, checksum: ac2e02c98120afb0a173cc790e9a60f1 (MD5) TERMO_VALDIR_assinado.pdf: 696346 bytes, checksum: 9985823a86d3b13fe14b3a57444b3542 (MD5) Previous issue date: 2025-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.titleDesafios do ensino de matemática no ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola municipal de Itainópolispor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf356,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.