| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1727| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Desafios do ensino de matemática no ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola municipal de Itainópolis |
| Autor: | Coelho, Valdir Rocha Sousa, Jeferson Wesley da Silva |
| Primeiro orientador: | Sousa, Neilany Araújo de |
| Primeiro membro da banca: | Sousa, Neilany Araújo de Sousa |
| Segundo membro da banca: | Rocha, Natã Firmino Santana |
| Terceiro membro da banca: | Morais, Aline Iara Leandro de |
| Resumo: | A matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos estudantes, sendo uma das disciplinas mais importantes no currículo do Ensino Fundamental. Contudo, muitos alunos enfrentam dificuldades para aprender o conteúdo da disciplina, apontam esta como difícil e comumente tiram notas baixas nas avaliações, mostrando ser o processo de ensino e aprendizagem de matemática desafiante. O objetivo desse estudo consiste em investigar os desafios do ensino de matemática no nível de ensino fundamental de uma Escola Municipal de Itainópolis-PI. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi o estudo de caso, que evidenciou que os maiores desafios do ensino de matemática em Itainópolis são a motivação e a metodologia utilizada pelos docentes para ensinar matemática, em que os alunos mostraram que os professores seguem métodos tradicionais de ensino e que isso não atrai sua atenção, de modo que tende a resultar na desmotivação que foi apresentada no estudo. Ainda se destacou desafios como a ausência de recursos para um ensino mais diversificados e questões socioeconômicas e emocionais dos alunos, que tem impacto negativo sobre a aprendizagem, muitas vezes os alunos sentem-se ansiosos ao estudarem matemática, o que atrapalha seu processo de assimilação de conhecimentos. Ainda identificou-se a necessidade da capacitação docente para que possam trazer metodologias ativas ao processo de ensino e aprendizagem e motivar os alunos. |
| Abstract: | Mathematics plays a fundamental role in the cognitive and academic development of students, being one of the most important subjects in the Elementary School curriculum. However, many students face difficulties in learning the content of the subject, point it out as difficult and commonly get low grades in the assessments, showing that the process of teaching and learning mathematics is challenging. The objective of this study is to investigate the challenges of teaching mathematics at the elementary school level of a Municipal School in Itainópolis-PI. The methodology used in this research was the case study, which showed that the biggest challenges of teaching mathematics in Itainópolis are the motivation and the methodology used by teachers to teach mathematics, in which students showed that teachers follow traditional teaching methods and that this does not attract their attention, so that it tends to result in the demotivation that was presented in the study. Challenges such as the absence of resources for more diversified teaching and socioeconomic and emotional issues of students were also highlighted, which has a negative impact on learning, students often feel anxious when studying mathematics, which hinders their process of assimilating knowledge. The need for teacher training was also identified so that they can bring active methodologies to the teaching and learning process and motivate students. |
| Palavras-chave: | Ensino de Matemática Ensino Fundamental Desafios Motivação |
| Área(s) do CNPq: | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | SOUSA, Jeferson Wesley da Silva; COELHO, Valdir Rocha. Desafios do ensino de matemática no ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola municipal de Itainópolis. 2025. 37 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Itainópolis, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1727 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 356,66 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
