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Tipo do documento: Monografia
Título: Variação linguística e oralidade no gênero textual cordel: estratégias para a desconstrução do preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa
Autor: Santos, Vanda da Silva
Primeiro orientador: Freitas, Leidiana da Silva Lima
Primeiro membro da banca: Costa, Maria
Segundo membro da banca: Araújo, Roseanne
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a variação linguística e a linguagem falada do gênero textual-discursivo cordel no ensino de Língua Portuguesa, promovendo a valorização da diversidade linguística na sala de aula. A premissa deste estudo é que o cordel pode ser uma ferramenta eficaz para desconstruir preconceitos linguísticos, fortalecer a inclusão linguística e diversas perspectivas, então surgiu a inquietação de analisar: Como o ensino da variação linguística e da linguagem falada através do gênero textual-discursivo cordel pode contribuir para a valorização da diversidade linguística na sala de aula? Ademais, essa pesquisa explora como a oralidade do cordel está enraizada nas tradições populares, permitindo aos alunos conectarem-se com a própria identidade cultural e incentivar a aceitação de diferentes formas de expressão linguística. Para tanto, esse trabalho baseou-se no método qualitativo, método hipotético- descritivo, baseado em pesquisas de teóricos como Bagno (2003), Mollica (2015),Labov (2008), PCN (Brasil, 1998), dentre outros que se utilizam dessa ferramenta nas aulas de português. O resultado demonstra que a aplicação desse gênero no ensino promove uma melhor compreensão das identidades linguísticas culturais brasileiras. Além disso, contribui para um ambiente escolar mais inclusivo, onde as vozes de todos são respeitadas e a diversidade linguística é vista como um importante recurso pedagógico.
Abstract: This study aims to analyze the linguistic variation and spoken language of the textual-discursive genre cordel in the teaching of Portuguese, promoting the appreciation of linguistic diversity in the classroom. The premise of this study is that cordel can be an effective tool to deconstruct linguistic prejudices, strengthen linguistic inclusion and diverse perspectives. Then the concern arose to analyze: How can teaching linguistic variation and spoken language through the textual-discursive genre cordel contribute to the appreciation of linguistic diversity in the classroom? Furthermore, this research explores how the orality of cordel is rooted in popular traditions, allowing students to connect with their own cultural identity and encourage the acceptance of different forms of linguistic expression. To this end, this work was based on the qualitative method, hypothetical-descriptive method, based on research by theorists such as Bagno (2003) and Labov (2008), and Mollica (2015), PCN (Brasil, 1998), among others who used this tool in Portuguese classes. The result demonstrates that the application of this genre in teaching promotes a better understanding of Brazilian cultural linguistic identities. Furthermore, it contributes to a more inclusive school environment, where everyone's voices are respected and linguistic diversity is seen as an important pedagogical resource.
Palavras-chave: Variação Linguística
Variação Linguística
Literatura de Cordel
Literatura de Cordel
Preconceito Linguístico
Ensino de Língua Portuguesa
Ensino de Língua Portuguesa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SANTOS, Vanda da Silva. Variação linguística e oralidade no gênero textual cordel: estratégias para a desconstrução do preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí, 2024.
SANTOS, Vanda da Silva. Variação linguística e oralidade no gênero textual cordel: estratégias para a desconstrução do preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1732
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

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