Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1735
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A transformação linear no processo de ensino e aprendizagem de alunos dos curso de licenciatura em matemática e engenharia |
Autor: | Santos, Jacielly Macedo |
Primeiro orientador: | Sousa, Gildo Jesus de |
Primeiro membro da banca: | Sousa, Gildo de Jesus |
Segundo membro da banca: | Meneses, Anderson Fabian de Sousa |
Terceiro membro da banca: | Lima, Alexandre Bezerra do Nascimento |
Resumo: | O estudo expõe uma investigação sobre a aprendizagem de estudantes do curso de licenciatura em matemática e engenharia. Foi verificado as principais dificuldades dos estudantes no que se refere ao conceito de transformações lineares e realizado um estudo matemático acerca do tema “Transformações Lineares e Objetos matemáticos associados. Tendo em vista minhas motivações iniciais e, aliando-as à revisão prévia de literatura, coloco-me diante das seguintes perguntas: Como conhecimentos matemáticos elementares podem auxiliar no processo de aprendizagem de conceitos fundamentais no âmbito da Álgebra Linear? Os alunos conseguiram relacionar conceitos básicos com os vistos em transformação linear? De que forma essa relação contribui no processo de ensino e aprendizagem do tema? A metodologia adotada neste trabalho tem base em pesquisas bibliográficas como: livros, documentos, artigos, monografias, dissertações de mestrado, apresentados sobre a ótica científica, conforme propõem a pesquisa e seus processos na formação dos conceitos algébricos e sua linguagem por meio do pensamento algébrico. O estudo se classifica no âmbito de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada através de uma entrevista com os alunos do curso de licenciatura em matemática e engenharia da cidade de Teresina. Dessa forma, é uma pesquisa qualitativa e quantitativa que esclarece sobre os resultados colhidos dos estudantes que obteve as reais dificuldades e obstáculos na álgebra. A partir da pesquisa realizada, verificou-se que as Transformações lineares desempenham um papel central na álgebra linear e têm implicações de longo alcance tanto na matemática teórica quanto na aplicada. Sua capacidade de preservar a estrutura de espaços vetoriais enquanto permite uma ampla gama de manipulações as torna ferramentas indispensáveis em muitas áreas de estudo. |
Abstract: | The study presents an investigation on the learning of students in the mathematics and engineering degree course. The main difficulties of the students regarding the concept of linear transformations were verified and a mathematical study was carried out on the theme "Linear Transformations and Associated Mathematical Objects. In view of my initial motivations and combining them with a previous literature review, I am faced with the following questions: How can elementary mathematical knowledge help in the learning process of fundamental concepts in the field of Linear Algebra? Were the students able to relate basic concepts with those seen in linear transformation? How does this relationship contribute to the teaching and learning process of the theme? The methodology adopted in this work is based on bibliographic research such as: books, documents, articles, monographs, master's dissertations, presented from the scientific perspective, as proposed by the research and its processes in the formation of algebraic concepts and their language through algebraic thinking. The study is classified in the scope of qualitative research, because it takes into account the research of the mathematics and engineering degree in the city of Teresina. In this way, this qualitative and quantitative research clarifies the results collected from the students so that the purpose of this work obtains the real difficulties and obstacles in algebraic. From the research carried out, it fosters that Linear Transformations play a central role in linear algebra and have far-reaching implications in both theoretical and applied mathematics. Their ability to preserve the structure of vector spaces while allowing for a wide range of manipulations makes them indispensable tools in many areas of study. |
Palavras-chave: | Matemática Álgebra Linear Transformações Lineares |
Área(s) do CNPq: | MATEMATICA::ALGEBRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
Programa: | Licenciatura em Matemática |
Citação: | SANTOS, Jacielly Macedo. A transformação linear no processo de ensino e aprendizagem de alunos dos curso de licenciatura em matemática e engenharia. 2025. 28f. Tcc (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1735 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Matemática (Clóvis Moura – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 877,35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.