| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1736| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A inserção da cultura como fator motivador nas aulas de língua inglesa: uma análise comparativa entre duas pesquisas desenvolvidas em escolas brasileiras |
| Autor: | Silva, Juliana Guimarães Pereira da |
| Primeiro orientador: | Riedel, Márlia Socorro |
| Resumo: | A cultura é composta por muitos elementos que constituem uma sociedade, como comportamentos, princípios, valores, hábitos, variações de linguagem, etc. Manter um conhecimento detalhado da cultura da língua de destino é uma chave importante para um processo eficaz de aprendizagem do inglês como língua estrangeira, além dela proporcionar um aprendizado significativo, motivando os alunos a desenvolverem interesses pelo idioma. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se baseia em duas teses de doutorado e teve como objetivo compará-las a fim de compreender a relevância dos elementos culturais como fator motivacional no processo ensino-aprendizagem de inglês. Tendo em conta a importância da cultura e a motivação, que são muito importantes neste processo, este estudo está embasado em KRAMSCH (2004), PAZ (2012) e SARMENTO (2001), dentre outros teóricos. Os resultados indicam que uma abordagem baseada nos aspectos culturais atrai a curiosidade dos alunos, tornando-os mais participativos, e isto proporciona uma maior interação entre professor e aluno, resultando em um ambiente de aprendizagem ativo e prático através da contextualização da realidade. |
| Abstract: | Culture consists to many elements which constitutes a society, such as behaviours, principles, values, habits, language variations, etc. Maintaining a detailed knowledge on target language culture is an important key for an effective English learning process as a foreign language, besides it provides a significant learning, motivating the learners to develop interests about the language. Regarding data collection procedures, this is a bibliographic research which is based on two doctoral theses and it aimed to compare them in order to understand the relevance of cultural elements as a motivational factor on the English teaching-learning process. Taking into account the importance of culture and motivation are very important in this process, this study is supported by KRAMSCH (2004), PAZ (2012) e SARMENTO (2001) among other theorists. The results indicate that an approach based on cultural aspects attracts students´ curiosity, making them more participative, and this provides more interaction between teacher and student, resulting in an active and practical learning environment through contextualization of reality. |
| Palavras-chave: | Cultura Ensino de Inglês Motivação |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | SILVA, Juliana Guimarães Pereira. A inserção da cultura como fator motivador nas aulas de língua inglesa: uma análise comparativa entre duas pesquisas desenvolvidas em escolas brasileiras. 2020. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1736 |
| Data de defesa: | 2020 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 789,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
