| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1736Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Juliana Guimarães Pereira da | - |
| dc.contributor.advisor1 | Riedel, Márlia Socorro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-02T12:02:37Z | - |
| dc.date.issued | 2020 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Juliana Guimarães Pereira. A inserção da cultura como fator motivador nas aulas de língua inglesa: uma análise comparativa entre duas pesquisas desenvolvidas em escolas brasileiras. 2020. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1736 | - |
| dc.description.resumo | A cultura é composta por muitos elementos que constituem uma sociedade, como comportamentos, princípios, valores, hábitos, variações de linguagem, etc. Manter um conhecimento detalhado da cultura da língua de destino é uma chave importante para um processo eficaz de aprendizagem do inglês como língua estrangeira, além dela proporcionar um aprendizado significativo, motivando os alunos a desenvolverem interesses pelo idioma. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se baseia em duas teses de doutorado e teve como objetivo compará-las a fim de compreender a relevância dos elementos culturais como fator motivacional no processo ensino-aprendizagem de inglês. Tendo em conta a importância da cultura e a motivação, que são muito importantes neste processo, este estudo está embasado em KRAMSCH (2004), PAZ (2012) e SARMENTO (2001), dentre outros teóricos. Os resultados indicam que uma abordagem baseada nos aspectos culturais atrai a curiosidade dos alunos, tornando-os mais participativos, e isto proporciona uma maior interação entre professor e aluno, resultando em um ambiente de aprendizagem ativo e prático através da contextualização da realidade. | por |
| dc.description.abstract | Culture consists to many elements which constitutes a society, such as behaviours, principles, values, habits, language variations, etc. Maintaining a detailed knowledge on target language culture is an important key for an effective English learning process as a foreign language, besides it provides a significant learning, motivating the learners to develop interests about the language. Regarding data collection procedures, this is a bibliographic research which is based on two doctoral theses and it aimed to compare them in order to understand the relevance of cultural elements as a motivational factor on the English teaching-learning process. Taking into account the importance of culture and motivation are very important in this process, this study is supported by KRAMSCH (2004), PAZ (2012) e SARMENTO (2001) among other theorists. The results indicate that an approach based on cultural aspects attracts students´ curiosity, making them more participative, and this provides more interaction between teacher and student, resulting in an active and practical learning environment through contextualization of reality. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-04-01T17:13:54Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 2197770 bytes, checksum: c2618e159537a2905c091f4488c07c6a (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 808068 bytes, checksum: d4982b41499ee55498928c94fa1fb60d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-02T12:02:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 2197770 bytes, checksum: c2618e159537a2905c091f4488c07c6a (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 808068 bytes, checksum: d4982b41499ee55498928c94fa1fb60d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-02T12:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 2197770 bytes, checksum: c2618e159537a2905c091f4488c07c6a (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 808068 bytes, checksum: d4982b41499ee55498928c94fa1fb60d (MD5) Previous issue date: 2020-01-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Cultura | por |
| dc.subject | Ensino de Inglês | por |
| dc.subject | Motivação | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
| dc.title | A inserção da cultura como fator motivador nas aulas de língua inglesa: uma análise comparativa entre duas pesquisas desenvolvidas em escolas brasileiras | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 789,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
