Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1736
Tipo do documento: Monografia
Título: A inserção da cultura como fator motivador nas aulas de língua inglesa: uma análise comparativa entre duas pesquisas desenvolvidas em escolas brasileiras
Autor: Silva, Juliana Guimarães Pereira da
Primeiro orientador: Riedel, Márlia Socorro
Resumo: A cultura é composta por muitos elementos que constituem uma sociedade, como comportamentos, princípios, valores, hábitos, variações de linguagem, etc. Manter um conhecimento detalhado da cultura da língua de destino é uma chave importante para um processo eficaz de aprendizagem do inglês como língua estrangeira, além dela proporcionar um aprendizado significativo, motivando os alunos a desenvolverem interesses pelo idioma. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se baseia em duas teses de doutorado e teve como objetivo compará-las a fim de compreender a relevância dos elementos culturais como fator motivacional no processo ensino-aprendizagem de inglês. Tendo em conta a importância da cultura e a motivação, que são muito importantes neste processo, este estudo está embasado em KRAMSCH (2004), PAZ (2012) e SARMENTO (2001), dentre outros teóricos. Os resultados indicam que uma abordagem baseada nos aspectos culturais atrai a curiosidade dos alunos, tornando-os mais participativos, e isto proporciona uma maior interação entre professor e aluno, resultando em um ambiente de aprendizagem ativo e prático através da contextualização da realidade.
Abstract: Culture consists to many elements which constitutes a society, such as behaviours, principles, values, habits, language variations, etc. Maintaining a detailed knowledge on target language culture is an important key for an effective English learning process as a foreign language, besides it provides a significant learning, motivating the learners to develop interests about the language. Regarding data collection procedures, this is a bibliographic research which is based on two doctoral theses and it aimed to compare them in order to understand the relevance of cultural elements as a motivational factor on the English teaching-learning process. Taking into account the importance of culture and motivation are very important in this process, this study is supported by KRAMSCH (2004), PAZ (2012) e SARMENTO (2001) among other theorists. The results indicate that an approach based on cultural aspects attracts students´ curiosity, making them more participative, and this provides more interaction between teacher and student, resulting in an active and practical learning environment through contextualization of reality.
Palavras-chave: Cultura
Ensino de Inglês
Motivação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: SILVA, Juliana Guimarães Pereira. A inserção da cultura como fator motivador nas aulas de língua inglesa: uma análise comparativa entre duas pesquisas desenvolvidas em escolas brasileiras. 2020. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1736
Data de defesa: 2020
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf789,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.