Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1737
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Dificuldades de aprendizagem na matemática: uma revisão da literatura sobre discalculia e suas implicações pedagógicas |
Autor: | Sousa, Dalton da Silva Figueiredo, Luzia |
Primeiro orientador: | Sousa, Neilany Araújo de |
Resumo: | O Distúrbio de Aprendizagem afeta o modo pelo qual crianças com inteligência média, ou acima da média, recebem, processam ou expressam informações e se mantém por toda a vida. Isso prejudica a aprendizagem de habilidades básicas em leitura, escrita ou matemática.O presente trabalho é decorrente de uma pesquisa bibliográfica,que tem como objetivo analisar como a discalculia interfere no processo de aprendizagem na matemática em crianças na fase escolar e identificar práticas pedagógicas eficazes que promovem um ensino-aprendizagem mais inclusivo e eficiente para esses alunos. Através da pesquisa observou-se que uma das grandes dificuldades de aprendizagem dos alunos apresenta-se na disciplina da matemática, na qual, essa área de aprendizagem para muitos é considerada como um tormento e pode contribuir para o fracasso escolar, foi possível identificar as principais dificuldades e manifestações enfrentadas por crianças diagnosticadas com discalculia em fase escolar. Estudos, mostram que o transtorno específico da Matemática (Discalculia), afeta entre 3 e 6% da população mundial. Esse trabalho revelou a importância de a família conhecer os problemas enfrentados por seus filhos,a necessidade do preparo dos professores e profissionais da educação para tratar do problema. |
Abstract: | Learning Disorder affects the way in which children with average or above-average intelligence receive, process, or express information and maintain it throughout life. This impairs the learning of basic skills in reading, writing, or mathematics. The present work is the result of a bibliographic research, which aims to analyze how dyscalculia interferes in the learning process in mathematics in children in the school phase and to identify effective pedagogical practices that promote a more inclusive and efficient teaching-learning for these students. Through the research it was observed that one of the great learning difficulties of students is in the discipline of mathematics, in which, this area of learning for many is considered as a torment and can contribute to school failure, it was possible to identify the main difficulties and manifestations faced by children diagnosed with dyscalculia in the school phase. Studies show that the specific disorder of Mathematics (Dyscalculia) affects between 3 and 6% of the world's population. This work revealed the importance of the family knowing the problems faced by their children, the need to prepare teachers and education professionals to deal with the problem. |
Palavras-chave: | Dificuldades de Aprendizagem Discalculia Ensino de Matemática Práticas Pedagógicas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Matemática |
Citação: | SOUSA, Dalton da Silva; FIGUEIREDO, Luzia. Dificuldades de aprendizagem na matemática: uma revisão da literatura sobre discalculia e suas implicações pedagógicas. 2025. 27 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Itainopólis-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1737 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Completo.pdf | Documento principal | 349,7 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.