Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1739
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Gramática na educação básica: abordagens, contribuições e desafios |
Autor: | Rosal, Sinara Evely Soares ![]() |
Primeiro orientador: | Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu |
Primeiro membro da banca: | Martins, Nize Paraguassu |
Segundo membro da banca: | Moura, Danielle |
Terceiro membro da banca: | Ramos, Norma |
Resumo: | Nas últimas décadas, o ensino de gramática em Língua Portuguesa tem gerado debates devido à diversidade linguística e às mudanças na língua, que desafiam métodos tradicionais e exigem abordagens inovadoras. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a necessidade de práticas pedagógicas que não apenas ensinem as regras gramaticais, mas também promovam a competência comunicativa dos alunos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar as diferentes abordagens de ensino de gramática e como elas podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa na Educação Básica. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para identificar as abordagens e analisar de forma qualitativa as discussões nelas contidas. A análise de Possenti (1996), Travaglia (2009), Antunes (2014), Borges Neto (2013), Oliveira, Basso e Quarezemin (2013), Perini (2017), Foltran, Knöpfle e Carreira (2017), e Pilati (2017) resultou na elaboração de um quadro geral das abordagens de ensino de gramática, permitindo a constatação de que os métodos tradicionais de ensino de gramática não são suficientes para atender às demandas contemporâneas, bem como de que há uma correlação positiva entre o uso de abordagens diversificadas e inovadoras no ensino de gramática e a melhoria do desempenho educacional dos alunos. Esses resultados revelam que tais abordagens contribuem significativamente para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e para o sucesso acadêmico, bem como apontam a necessidade de inovação e atualização das práticas pedagógicas para acompanhar as mudanças na língua e na sociedade. |
Abstract: | In recent decades, grammar teaching in Portuguese has generated debates due to linguistic diversity and changes in the language, which challenge traditional methods and require innovative approaches. Furthermore, the Brazilian National Commom Curricular Base (BNCC) emphasizes the need for pedagogical practices that not only teach grammatical rules but also promote students' communicative competence. In this context, the aim of this study is to investigate different approaches to grammar teaching and how they can contribute to more meaningful learning in Basic Education. To achieve this, a bibliographic review was conducted to identify these approaches and qualitatively analyze the discussions within them. The analysis of Possenti (1996), Travaglia (2009), Antunes (2014), Borges Neto (2013), Oliveira, Basso, and Quarezemin (2013), Perini (2017), Foltran, Knöpfle, and Carreira (2017), and Pilati (2017) led to the creation of a table overview of grammar teaching approaches. This analysis revealed that traditional grammar teaching methods are insufficient for addressing contemporary demands and that there is a positive correlation between using diverse and innovative approaches to grammar instruction and improving students' educational performance. These results show that such approaches significantly contribute to the development of linguistic skills and academic success, also the need for innovation and the updating of pedagogical practices to keep pace with changes in the language and society. |
Palavras-chave: | Ensino de Gramática Ensino de Língua Portuguesa Competência Comunicativa Educação Básica |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | ROSAL, Sinara Evely Soares. Gramática na educação básica: abordagens, contribuições e desafios. 2024. 49 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1739 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 365,3 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.