Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Maria da Conceição Mendes da-
dc.creatorCarvalho, Vilma de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Meneses, Anderson Fabian de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615980693424702por
dc.contributor.referee1Meneses, Anderson Fabian de Sousa-
dc.contributor.referee2Pacheco, Bruno Mendes-
dc.contributor.referee3Mendes, Fernando Gerson Libanio-
dc.date.accessioned2025-04-03T13:18:05Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCARVALHO, Vilma de Oliveira; ROCHA, Maria da Conceição Mendes da. O uso de metodologias ativas no ensino da matemática jovens e adultos. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1743-
dc.description.resumoEste estudo investiga o uso de metodologias ativas no ensino de matemática para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Considerando que esses alunos, frequentemente, apresentam histórico de dificuldades na disciplina e baixa motivação, o uso de práticas pedagógicas inovadoras pode favorecer o engajamento e a compreensão dos conteúdos matemáticos. A pesquisa busca identificar quais metodologias ativas são mais eficazes na EJA, explorando o impacto dessas abordagens na motivação e no desempenho acadêmico dos alunos. Através de um estudo exploratório e qualitativo, pretende-se avaliar as percepções de professores e estudantes, oferecendo contribuições para o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas e eficazes no ensino de matemática para essa população específica.por
dc.description.abstractThis study investigates the use of active methodologies in teaching mathematics to Youth and Adult Education (EJA) students. Considering that these students often have a history of difficulties in the subject and low motivation, the use of innovative pedagogical practices can promote engagement and understanding of mathematical content. The research seeks to identify which active methodologies are most effective in EJA, exploring the impact of these approaches on students' motivation and academic performance. Through an exploratory and qualitative study, we intend to evaluate the perceptions of teachers and students, offering contributions to the development of more inclusive and effective strategies in teaching mathematics for this specific population.eng
dc.description.abstractABSTRACT This study investigates the use of active methodologies in teaching mathematics to Youth and Adult Education (EJA) students. Considering that these students often have a history of difficulties in the subject and low motivation, the use of innovative pedagogical practices can promote engagement and understanding of mathematical content. The research seeks to identify which active methodologies are most effective in EJA, exploring the impact of these approaches on students' motivation and academic performance. Through an exploratory and qualitative study, we intend to evaluate the perceptions of teachers and students, offering contributions to the development of more inclusive and effective strategies in teaching mathematics for this specific population.eng
dc.description.abstractEste estudo investiga o uso de metodologias ativas no ensino de matemática para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Considerando que esses alunos frequentemente apresentam histórico de dificuldades na disciplina e baixa motivação, o uso de práticas pedagógicas inovadoras pode promover o engajamento e a compreensão do conteúdo de matemática. A pesquisa busca identificar quais metodologias ativas são mais efetivas na EJA, explorando o impacto dessas abordagens na motivação e no desempenho acadêmico dos alunos. Por meio de um estudo exploratório e qualitativo, pretendemos avaliar as percepções de professores e alunos, oferecendo contribuições para o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas e efetivas no ensino de matemática para essa população específica.por
dc.description.provenanceSubmitted by Vilma de Oliveira Carvalho (vilmacarvalhothe@hotmail.com) on 2025-02-28T01:02:06Z No. of bitstreams: 1 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. FALTOU ANEXAR O TERMO DE AUTORIZAÇÃO (PDF) on 2025-02-28T11:58:26Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vilma de Oliveira Carvalho (vilmacarvalhothe@hotmail.com) on 2025-03-27T02:17:36Z No. of bitstreams: 1 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DEAUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL on 2025-03-27T10:59:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vilma de Oliveira Carvalho (vilmacarvalhothe@hotmail.com) on 2025-03-27T23:36:39Z No. of bitstreams: 1 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1; PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL on 2025-03-28T12:32:26Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vilma de Oliveira Carvalho (vilmacarvalhothe@hotmail.com) on 2025-04-01T00:01:50Z No. of bitstreams: 2 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5) Termo assinado e prenchido.docx: 229862 bytes, checksum: 7e994d577f2a03921e098e407d302165 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-04-01T12:20:21Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vilma de Oliveira Carvalho (vilmacarvalhothe@hotmail.com) on 2025-04-02T23:12:02Z No. of bitstreams: 2 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5) Termo assinado e prenchido (1).pdf: 381927 bytes, checksum: 0cf61e7c738bf1f701e4cc7285bde65d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-03T13:18:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5) Termo assinado e prenchido (1).pdf: 381927 bytes, checksum: 0cf61e7c738bf1f701e4cc7285bde65d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-03T13:18:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5) Termo assinado e prenchido (1).pdf: 381927 bytes, checksum: 0cf61e7c738bf1f701e4cc7285bde65d (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectMetodologias Ativaseng
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO uso de metodologias ativas no ensino da matemática para jovens e adultospor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf360,27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.