| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1743| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O uso de metodologias ativas no ensino da matemática para jovens e adultos |
| Autor: | Rocha, Maria da Conceição Mendes da Carvalho, Vilma de Oliveira |
| Primeiro orientador: | Meneses, Anderson Fabian de Sousa |
| Primeiro membro da banca: | Meneses, Anderson Fabian de Sousa |
| Segundo membro da banca: | Pacheco, Bruno Mendes |
| Terceiro membro da banca: | Mendes, Fernando Gerson Libanio |
| Resumo: | Este estudo investiga o uso de metodologias ativas no ensino de matemática para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Considerando que esses alunos, frequentemente, apresentam histórico de dificuldades na disciplina e baixa motivação, o uso de práticas pedagógicas inovadoras pode favorecer o engajamento e a compreensão dos conteúdos matemáticos. A pesquisa busca identificar quais metodologias ativas são mais eficazes na EJA, explorando o impacto dessas abordagens na motivação e no desempenho acadêmico dos alunos. Através de um estudo exploratório e qualitativo, pretende-se avaliar as percepções de professores e estudantes, oferecendo contribuições para o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas e eficazes no ensino de matemática para essa população específica. |
| Abstract: | This study investigates the use of active methodologies in teaching mathematics to
Youth and Adult Education (EJA) students. Considering that these students often have
a history of difficulties in the subject and low motivation, the use of innovative
pedagogical practices can promote engagement and understanding of mathematical
content. The research seeks to identify which active methodologies are most effective
in EJA, exploring the impact of these approaches on students' motivation and academic
performance. Through an exploratory and qualitative study, we intend to evaluate the
perceptions of teachers and students, offering contributions to the development of
more inclusive and effective strategies in teaching mathematics for this specific
population. ABSTRACT This study investigates the use of active methodologies in teaching mathematics to Youth and Adult Education (EJA) students. Considering that these students often have a history of difficulties in the subject and low motivation, the use of innovative pedagogical practices can promote engagement and understanding of mathematical content. The research seeks to identify which active methodologies are most effective in EJA, exploring the impact of these approaches on students' motivation and academic performance. Through an exploratory and qualitative study, we intend to evaluate the perceptions of teachers and students, offering contributions to the development of more inclusive and effective strategies in teaching mathematics for this specific population. Este estudo investiga o uso de metodologias ativas no ensino de matemática para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Considerando que esses alunos frequentemente apresentam histórico de dificuldades na disciplina e baixa motivação, o uso de práticas pedagógicas inovadoras pode promover o engajamento e a compreensão do conteúdo de matemática. A pesquisa busca identificar quais metodologias ativas são mais efetivas na EJA, explorando o impacto dessas abordagens na motivação e no desempenho acadêmico dos alunos. Por meio de um estudo exploratório e qualitativo, pretendemos avaliar as percepções de professores e alunos, oferecendo contribuições para o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas e efetivas no ensino de matemática para essa população específica. |
| Palavras-chave: | Ensino de Matemática Metodologias Ativas Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | CARVALHO, Vilma de Oliveira; ROCHA, Maria da Conceição Mendes da. O uso de metodologias ativas no ensino da matemática jovens e adultos. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1743 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 360,27 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
