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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1746Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Brito, Aurelino Rodrigues | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1647804148247356 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Luz, Edina Maria de Sousa | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Macedo Filho, Antonio | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-03T17:40:37Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | BRITO, Aurelino Rodrigues. Aprendizagem da história da física através de games: a importância dos aplicativos móveis. 2025. 158 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1746 | - |
| dc.description.resumo | A utilização de aplicativos móveis no Ensino de Física pode auxiliar na compreensão de conceitos básicos e no desenvolvimento de habilidades e capacidades para a resolução de problemas de forma significativa. Pretende-se, com esse trabalho, criar um game que trate das biografias dos físicos presentes nos conteúdos do Ensino Médio, bem como suas descobertas nas áreas de Mecânica, Termologia, Óptica, Ondulatória, Eletricidade, Eletromagnetismo e Física Moderna. Para a realização do estudo, têm-se a seguinte situação-problema: Quais as contribuições que um aplicativo móvel pode proporcionar para que o aluno conheça os cientistas da Física e suas contribuições para essa área científica? Como os games servem para estimular, por meio de elementos lúdicos, o desenvolvimento cognitivo e o protagonismo discente acredita-se na relevância da pesquisa para os profissionais envolvidos na área educacional. Os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tiveram a oportunidade de conhecer a história de vida e contribuições dos Físicos presentes nos conteúdos do Ensino Médio utilizando um aplicativo móvel para smartphones Android. A experiência obtida a partir dessa estratégia de ensino, contribuiu para um maior interesse e uma aprendizagem significativa da história da Física por parte dos discentes. | por |
| dc.description.abstract | The use of mobile applications in teaching Physics can help in understanding basic concepts and developing skills and abilities to solve problems in a meaningful way. The aim of this work is to create a game that deals with the biographies of physicists present in high school content, as well as their discoveries in the areas of Mechanics, Thermology, Optics, Waves, Electricity, Electromagnetism and Modern Physics. To carry out the study, we have the following problem situation: What contributions can a mobile application make to the student get to know Physics scientists and their contributions to this scientific area? How do games serve to stimulate, through playful elements, cognitive development and student protagonism we believe in the relevance of research for professionals involved in the educational area. Students in the Youth and Adult Education (EJA) modality had the opportunity to learn about the life stories and contributions of the Physicists present in the High School content using a mobile application for Android smartphones. The experience gained from this teaching strategy contributed to greater interest and significant learning of the history of Physics on the part of the students. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by AURELINO BRITO (aurelinorbrito@aluno.uespi.br) on 2025-04-03T10:59:35Z No. of bitstreams: 3 DISSERTACAO_AURELINO_R_BRITO_VERSÃO_FINAL_MNPEF_POLO66_PIRIPIRI.pdf: 7676103 bytes, checksum: 26b572da59e29c7c698fe7c162db3ebc (MD5) PRODUTO_EDUCACIONAL_BIOGRAFIA_DA_FÍSICA_ AURELINO_VERSÃO_FINAL_MNPEF.pdf: 4065618 bytes, checksum: 189f104ed35b0dfc8b370f1f808cd4d5 (MD5) Defesa_Aurelino_-_ATA_de_defesa_assinado_assinado.pdf: 446868 bytes, checksum: 7c072c793d1fb3b6f146a2cf27607548 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezado, A sua submissão foi rejeitada, pois o produto educacional requer uma submissão separada. Além disso, você não anexou o Termo de Autorização para a Dissertação (https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf), que deve ser assinado tanto pelo autor, quanto orientador. on 2025-04-03T14:20:49Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezado, A sua submissão foi rejeitada, pois o produto educacional requer uma submissão separada. Além disso, você não anexou o Termo de Autorização para a Dissertação (https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf), que deve ser assinado tanto pelo autor, quanto orientador. on 2025-04-03T14:20:53Z (GMT) | eng |
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| dc.description.provenance | Submitted by AURELINO BRITO (aurelinorbrito@aluno.uespi.br) on 2025-04-03T17:35:25Z No. of bitstreams: 3 DISSERTACAO_AURELINO_R_BRITO_VERSÃO_FINAL_MNPEF_POLO66_PIRIPIRI.pdf: 7676103 bytes, checksum: 26b572da59e29c7c698fe7c162db3ebc (MD5) Defesa_Aurelino_-_ATA_de_defesa_assinado_assinado.pdf: 446868 bytes, checksum: 7c072c793d1fb3b6f146a2cf27607548 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 91804 bytes, checksum: d58c6e2204a47137d8a5e3c5c967abd1 (MD5) | eng |
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| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física | por |
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| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Ensino de Física | eng |
| dc.subject | Biografia dos Físicos | por |
| dc.subject | Games | por |
| dc.subject | Aplicativos Móveis | por |
| dc.subject.cnpq | FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | por |
| dc.title | Aprendizagem da história da física através de games: a importância dos aplicativos móveis | por |
| dc.title.alternative | Learning the history of physics through games: the importance of mobile apps | eng |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física | |
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