Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1765
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A atividade de pesquisa no livro didático de língua portuguesa multiversos - língua portuguesa, destinado ao ensino médio |
Autor: | Sabino, Bianne Karen Santos |
Primeiro orientador: | Alves, Shirlei Marly |
Primeiro membro da banca: | Martins, Eduardo Cardoso |
Segundo membro da banca: | Sousa, Raimundo Isídio de |
Resumo: | As atividades de pesquisas propiciam aos estudantes desenvolver o pensamento crítico e a atitude investigativa, além de promover o letramento científico em função das atividades de leitura e escrita que lhe são inerentes. Dessa forma, esta pesquisa tem como foco o desenvolvimento da atividade de pesquisa no contexto da educação básica, com o objetivo geral de investigar como o livro didático de Língua Portuguesa destinado ao Ensino Médio (PNLD 2021-2023) orienta essas atividades. Os objetivos específicos consistem em identificar as orientações para pesquisas no livro didático selecionado; quantificar as atividades de pesquisas encontradas; analisar as atividades de pesquisa e categorizá-las com base nas orientações dadas às atividades. O apoio teórico proveio dos estudos de Demo (2011), Bagno (2001), Soares (2009), Santos (2023) e Silva (2021), entre outros. Quanto à metodologia, a pesquisa se caracteriza como qualiquantitativa, descritiva e documental. No que se refere aos resultados, no livro didático, encontram-se 54 propostas de atividades de pesquisa. Em relação às orientações e categorização das atividades, somam-se 18 atividades que pertencem à categoria Pesquisa para Expansão do Conhecimento (PEC), 18 atividades que têm convergência com a Metodologia Científica (MC), 13 atividades na categoria Pesquisa em Desenvolvimento de Projeto (PDP), 3 atividades na categoria Pesquisa em Material Especializado (PME) e 2 atividades na Pesquisa para Construção do Conceito (PCC). Conclui-se assim que o livro didático destaca as atividades categorizadas como PEC, MC e PDP, promovendo um ensino de Língua Portuguesa que incentiva a investigação ativa, a formulação do conhecimento próprio, a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes. Além disso, traz um número significativo de atividades de pesquisas, que podem colaborar de modo benéfico para promover o letramento científico na Educação Básica. |
Abstract: | Research activities enable students to develop critical thinking and an investigative approach, while also fostering scientific literacy through reading and writing practices inherent to the research process. Accordingly, this study focuses on the development of research activities within the context of basic education, with the overarching aim of examining how the Portuguese Language textbook for High School (PNLD 2021-2023) guides such activities. the specific objectives include identifying the research guidelines outlined in the selected textbook, quantifying the research activities presented, analyzing their structure, and categorizing them based on the instructional approaches employed. The theoretical foundation of this study is supported by the works of Demo (2011), Bagno (2001), Soares (2009), Santos (2023), and Silva (2021), among others. Methodologically, this research is qualitative, descriptive, and documental in nature. The findings indicate that the textbook contains a total of 54 research activity proposals. Regarding the categorization and instructional orientations, 18 activities fall under the category of Research for Knowledge Expansion (RKE), 18 align with Scientific Methodology (SM), 13 are classified as Research in Project Development (RPD), 3 belong to the category of Research in Specialized Material (RSM), and 2 are categorized as Research for Concept Construction (RCC). In conclusion, the textbook highlights activities categorized as RKE, SM and RPD, promoting Portuguese language teaching that encourages active investigation, the formulation of students' own knowledge, autonomy and critical thinking. Furthermore, it includes a significant number of research activities, which may effectively contribute to enhancing scientific literacy within Basic Education. |
Palavras-chave: | Ensino médio Língua portuguesa livro didático atividades de pesquisas letramento científico |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | SABINO, Bianne Karen Santos. A atividade de pesquisa no livro didático de Língua portuguesa multiversos - língua portuguesa, destinado ao ensino médio. 2025. 70 f. Monografia ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1765 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Clóvis Moura – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.