Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorResplandes, Fabio Alves-
dc.contributor.advisor1Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos-
dc.date.accessioned2025-04-10T11:57:22Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationRESPLANDES, Fabio Alves. O papel da literatura na formação do desenvolvimento cognitivos dos indivíduos. 2025. 58 f. Monografia (Licenciaturas em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1766-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o papel da literatura na formação e desenvolvimento cognitivo dos indivíduos, com foco nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa aborda como a literatura contribui para o desenvolvimento linguístico, crítico e emocional, destacando as problemáticas relacionadas à sua aplicação no ambiente escolar. Os objetivos incluem analisar o impacto da literatura na formação cognitiva, identificar dificuldades no processo de ensino literário e propor estratégias pedagógicas eficazes. A metodologia bibligrafica. O referencial teórico baseia-se em estudos de Piaget e Vygotsky, que defendem a importância da literatura para o desenvolvimento cognitivo e social. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão das práticas pedagógicas e sugestões para políticas públicas que valorizem a literatura como instrumento cultural essencial.por
dc.description.abstractThis paper investigates the role of literature in the cognitive development of individuals, focusing on the final years of elementary education. The research discusses how literature contributes to linguistic, critical, and emotional development, highlighting the challenges related to its implementation in the school environment. The objectives include analyzing the impact of literature on cognitive formation, identifying difficulties in the teaching process, and proposing effective pedagogical strategies. The qualitative methodology includes interviews with Portuguese language teachers and documentary analysis of teaching materials. The theoretical framework is based on the studies of Piaget and Vygotsky, who advocate the importance of literature for cognitive and social development. The expected results include a better understanding of pedagogical practices and suggestions for public policies that value literature as an essential cultural tool.por
dc.description.provenanceSubmitted by Fábio Alves resplande (fabio04.smt@gmail.com) on 2025-04-10T00:41:16Z No. of bitstreams: 2 TEDE_merged_organized.pdf: 352690 bytes, checksum: 724724015ba15a26383db4498cccc22f (MD5) Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA (2).pdf: 215707 bytes, checksum: 3b2f10489f952c11767e50804bd88bca (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-10T11:57:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TEDE_merged_organized.pdf: 352690 bytes, checksum: 724724015ba15a26383db4498cccc22f (MD5) Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA (2).pdf: 215707 bytes, checksum: 3b2f10489f952c11767e50804bd88bca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-10T11:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TEDE_merged_organized.pdf: 352690 bytes, checksum: 724724015ba15a26383db4498cccc22f (MD5) Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA (2).pdf: 215707 bytes, checksum: 3b2f10489f952c11767e50804bd88bca (MD5) Previous issue date: 2025-01-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectFormação Críticapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO papel da literatura na formação do desenvolvimento cognitivos dos indivíduospor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf344,42 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.