| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1766Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Resplandes, Fabio Alves | - |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-10T11:57:22Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | RESPLANDES, Fabio Alves. O papel da literatura na formação do desenvolvimento cognitivos dos indivíduos. 2025. 58 f. Monografia (Licenciaturas em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1766 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho investiga o papel da literatura na formação e desenvolvimento cognitivo dos indivíduos, com foco nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa aborda como a literatura contribui para o desenvolvimento linguístico, crítico e emocional, destacando as problemáticas relacionadas à sua aplicação no ambiente escolar. Os objetivos incluem analisar o impacto da literatura na formação cognitiva, identificar dificuldades no processo de ensino literário e propor estratégias pedagógicas eficazes. A metodologia bibligrafica. O referencial teórico baseia-se em estudos de Piaget e Vygotsky, que defendem a importância da literatura para o desenvolvimento cognitivo e social. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão das práticas pedagógicas e sugestões para políticas públicas que valorizem a literatura como instrumento cultural essencial. | por |
| dc.description.abstract | This paper investigates the role of literature in the cognitive development of individuals, focusing on the final years of elementary education. The research discusses how literature contributes to linguistic, critical, and emotional development, highlighting the challenges related to its implementation in the school environment. The objectives include analyzing the impact of literature on cognitive formation, identifying difficulties in the teaching process, and proposing effective pedagogical strategies. The qualitative methodology includes interviews with Portuguese language teachers and documentary analysis of teaching materials. The theoretical framework is based on the studies of Piaget and Vygotsky, who advocate the importance of literature for cognitive and social development. The expected results include a better understanding of pedagogical practices and suggestions for public policies that value literature as an essential cultural tool. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Fábio Alves resplande (fabio04.smt@gmail.com) on 2025-04-10T00:41:16Z No. of bitstreams: 2 TEDE_merged_organized.pdf: 352690 bytes, checksum: 724724015ba15a26383db4498cccc22f (MD5) Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA (2).pdf: 215707 bytes, checksum: 3b2f10489f952c11767e50804bd88bca (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-10T11:57:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TEDE_merged_organized.pdf: 352690 bytes, checksum: 724724015ba15a26383db4498cccc22f (MD5) Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA (2).pdf: 215707 bytes, checksum: 3b2f10489f952c11767e50804bd88bca (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-10T11:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TEDE_merged_organized.pdf: 352690 bytes, checksum: 724724015ba15a26383db4498cccc22f (MD5) Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA (2).pdf: 215707 bytes, checksum: 3b2f10489f952c11767e50804bd88bca (MD5) Previous issue date: 2025-01-18 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Literatura | por |
| dc.subject | Desenvolvimento Cognitivo | por |
| dc.subject | Ensino Fundamental | por |
| dc.subject | Práticas Pedagógicas | por |
| dc.subject | Formação Crítica | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | O papel da literatura na formação do desenvolvimento cognitivos dos indivíduos | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 344,42 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
