Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1766
Tipo do documento: Monografia
Título: O papel da literatura na formação do desenvolvimento cognitivos dos indivíduos
Autor: Resplandes, Fabio Alves
Primeiro orientador: Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos
Resumo: Este trabalho investiga o papel da literatura na formação e desenvolvimento cognitivo dos indivíduos, com foco nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa aborda como a literatura contribui para o desenvolvimento linguístico, crítico e emocional, destacando as problemáticas relacionadas à sua aplicação no ambiente escolar. Os objetivos incluem analisar o impacto da literatura na formação cognitiva, identificar dificuldades no processo de ensino literário e propor estratégias pedagógicas eficazes. A metodologia bibligrafica. O referencial teórico baseia-se em estudos de Piaget e Vygotsky, que defendem a importância da literatura para o desenvolvimento cognitivo e social. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão das práticas pedagógicas e sugestões para políticas públicas que valorizem a literatura como instrumento cultural essencial.
Abstract: This paper investigates the role of literature in the cognitive development of individuals, focusing on the final years of elementary education. The research discusses how literature contributes to linguistic, critical, and emotional development, highlighting the challenges related to its implementation in the school environment. The objectives include analyzing the impact of literature on cognitive formation, identifying difficulties in the teaching process, and proposing effective pedagogical strategies. The qualitative methodology includes interviews with Portuguese language teachers and documentary analysis of teaching materials. The theoretical framework is based on the studies of Piaget and Vygotsky, who advocate the importance of literature for cognitive and social development. The expected results include a better understanding of pedagogical practices and suggestions for public policies that value literature as an essential cultural tool.
Palavras-chave: Literatura
Desenvolvimento Cognitivo
Ensino Fundamental
Práticas Pedagógicas
Formação Crítica
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: RESPLANDES, Fabio Alves. O papel da literatura na formação do desenvolvimento cognitivos dos indivíduos. 2025. 58 f. Monografia (Licenciaturas em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1766
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf344,42 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.