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Tipo do documento: Monografia
Título: A importância da literatura na formação de ensino nos anos iniciais e finais do ensino fundamental
Autor: Alves, Nubia Marcelina
Primeiro orientador: Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o papel da literatura no ensino fundamental, abrangendo tanto os anos iniciais quanto os anos finais. A pesquisa busca compreender como a prática literária pode contribuir para a formação de leitores críticos e reflexivos, bem como promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas. Diante da escassez de textos literários com função social em muitas salas de aula, o estudo questiona se a leitura de obras literárias está, de fato, formando futuros leitores que compreendem seu papel social, cultural e político. Através de uma análise crítica e teórica, fundamentada em autores brasileiros e estrangeiros, o trabalho aborda também os desafios enfrentados pelos professores no ensino de literatura, como a falta de incentivo à leitura e a ausência de metodologias eficazes para despertar o interesse dos alunos. Além disso, são apresentados métodos e práticas pedagógicas que visam tornar o ensino da literatura mais acessível e significativo, preparando os estudantes para interagir de forma crítica com os textos. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo, com análise de fontes teóricas e observações em sala de aula, a fim de fornecer subsídios para uma reflexão sobre o ensino de literatura como uma ferramenta poderosa de formação de indivíduos conscientes e socialmente engajados. Palavras-chave: Literatura. Ensino Fundamental. Leitores Críticos. Prática Pedagógica. Função Social.
Abstract: This study aims to investigate the role of literature in elementary education, covering both early and final years. The research seeks to understand how literary practice can contribute to the formation of critical and reflective readers, as well as promote the development of linguistic and cognitive skills. Given the scarcity of literary texts with social function in many classrooms, the study questions whether the reading of literary works is effectively shaping future readers who understand their social, cultural, and political roles. Through critical and theoretical analysis, grounded in Brazilian and foreign authors, the study also addresses the challenges faced by teachers in teaching literature, such as the lack of reading encouragement and the absence of effective methodologies to spark students' interest. Moreover, methods and pedagogical practices are presented to make literature teaching more accessible and meaningful, preparing students to interact critically with texts. The methodology employed was qualitative, with theoretical analysis and classroom observations, aiming to provide support for reflection on literature teaching as a powerful tool for shaping socially engaged and aware individuals. Keywords: Literature. Elementary Education. Critical Readers. Pedagogical Practice. Social Function.
Palavras-chave: Literatura
Leitores Críticos
Prática Pedagógica
Função Social
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: ALVES, Núbia Marcelina. A importância da literatura na formação de ensino nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. 2024. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1767
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

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