Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1771
Tipo do documento: Monografia
Título: O conceito de espaço em livros didáticos de geografia em escolas públicas estaduais de tempo integral, Teresina-PI
Autor: Carlos, Thayla da Silva 
Primeiro orientador: Moura, Liége de Souza
Resumo: O presente trabalho analisa o conceito de espaço geográfico apresentado nos livros didáticos de Geografia da primeira série do Ensino Médio em escolas de tempo integral da rede estadual em Teresina-PI. Por se tratar de um conceito chave da Geografia, o espaço geográfico, por sua vez, ganhou centralidade nos estudos geográficos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o conceito de espaço geográfico nos livros didáticos em escolas de tempo integral da rede estadual de educação básica, definindo-se, então, como objetivos específicos: Levantar as concepções sobre o conceito de espaço geográfico nos livros didáticos; identificar as abordagens filosóficas do conceito de espaço geográfico presentes nos livros didáticos; apresentar um quadro comparativo referente às concepções de espaço geográfico dos livros analisados das escolas investigadas. A metodologia da pesquisa contou com a pesquisa bibliográfica, levantamento das escolas e análise dos livros didáticos. Por fim, foram elaborados quadros sínteses sobre os resultados obtidos por meio dos critérios estabelecidos para a análise. Os resultados apontam que as concepções de espaço nos livros estudados apresentam diferentes correntes filosóficas, como também os demais conceitos chave presentes nas obras e sua evolução dentro das correntes do pensamento geográfico.
Abstract: The present work analyzes the concept of “space” presented in the Geography textbooks of the first year of high school in full-time schools of the state network in Teresina-PI. As it is a key concept in Geography, “space”, in turn, has gained centrality in geographical studies. The research has as general objective to analyze the conceptions and approaches worked on the concept of “space” in textbooks in full-time schools of the state basic education network, defining, then, as specific objectives: Make a survey on the conceptions about the concept of “space” in textbooks; identify the philosophical approaches to the concept of “space” present in textbooks; present a comparative picture referring to the conceptions of “space” of the analyzed books of the investigated schools. The research methodology included bibliographic research, survey of schools and textbooks analysis. Finally, summary tables were prepared on the results obtained through the criteria established for the analysis. The results indicate that the conceptions of space in the books studied present different philosophical currents, as well as other key concepts present in the works and their evolution within the currents of geographical thought.
Palavras-chave: Conceito de Espaço
Livro Didático
Ensino de Geografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Geografia
Citação: CARLOS, Thayla da Silva. O conceito de espaço em livros didáticos de geografia em escolas públicas estaduais de tempo integral, Teresina-PI. Teresina PI. 2022. 46 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1771
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.