Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1774
Tipo do documento: Monografia
Título: Ensino aprendizagem da matemática com conexão entre teoria e prática
Autor: Araujo, Francisca Dionénia da Silva
Morais, Janaína Feitosa
Primeiro orientador: Sousa, Jefferson de Brito
Resumo: Ao longo da história, muitos alunos apresentam pouca afinidade com a Matemática, o que se deve, em grande parte, à percepção de que a disciplina é difícil, a aulas monótonas e à abstração dos conteúdos. Para reverter essa situação, é essencial que o professor torne as aulas dinâmicas, correlacionando teoria e prática para facilitar a aprendizagem e torná-la mais significativa. A motivação do aluno é um fator determinante nesse processo. Esta pesquisa busca demonstrar que a combinação de aulas teóricas e práticas em Matemática favorece a formação do estudante e melhora a assimilação dos conteúdos. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de campo com aplicação de questionário. Os resultados indicam que, embora as aulas práticas ainda sejam pouco exploradas, sua introdução é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Apesar dos desafios na implementação das práticas, é possível superá-los com uma formação docente voltada para competências pedagógicas, capacitações contínuas e estratégias que despertem o interesse dos estudantes. Métodos lúdicos, como jogos educativos, e a aplicação da Matemática no cotidiano, como em compras e uso da tecnologia, podem ser aliados nesse processo. Conclui-se que o ensino de Matemática deve investir em práticas que incentivem o uso de metodologias ativas, promovendo maior engajamento e permitindo que os alunos questionem e compreendam melhor os conceitos teóricos.
Abstract: Throughout history, many students have shown little affinity for Mathematics, largely due to the perception that the subject is difficult, the monotony of classes, and the abstraction of content. To reverse this situation, it is essential for teachers to make lessons more dynamic, correlating theory and practice to facilitate learning and make it more meaningful. Student motivation is a key factor in this process. This research aims to demonstrate that combining theoretical and practical Mathematics lessons benefits students’ education and enhances content assimilation. To achieve this, a qualitative approach was employed through a field study involving the application of a questionnaire. The results indicate that, although practical lessons are still underutilized, their introduction is crucial for students’ development. Despite challenges in implementing practical approaches, they can be overcome through teacher training focused on pedagogical skills, continuous professional development, and strategies that spark students’ interest. Playful methods, such as educational games, and the application of Mathematics in daily life, such as shopping and using technology, can serve as valuable tools in this process. It is concluded that Mathematics education should invest in practices that encourage the use of active methodologies, promoting greater student engagement and allowing them to question and better understand theoretical concepts.
Palavras-chave: Aulas Práticas
Relação Teoria Prática
Ensino de Matemática
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: ARAUJO. Francisca Dionéia da Silva; MORAIS Janaína Feitosa. Ensino aprendizagem da matemática com conexão entre teoria e prática. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1774
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.