Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1775
Tipo do documento: Monografia
Título: A importância dos jogos na aprendizagem de matemática no ensino fundamental I
Autor: Silva, Alexsandra Rodrigues da
Venâncio, Maria da Conceição
Primeiro orientador: Vieira, Sandoel de Brito
Primeiro membro da banca: Costa, José Diógenes
Segundo membro da banca: Rodrigues, Pedro da Silva
Resumo: O trabalho acadêmico tem por desígnio levar o educador a repensar sobre a Importância dos Jogos na Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental I, assim, descrever a importância do lúdico para o aprendizado do aluno e ensinar a resolver problemas na educação matemática. Os jogos representam uma boa situação-problema, sendo o professor um mediador que cumpre a prática pedagógica com o exercício de avaliar os alunos e também propor boas questões, potencializado a capacidade de compreensão dos fatos e conceitos matemáticos. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica na qual alguns autores mostram que a aplicação dos jogos nas aulas de matemática é uma possibilidade que pode ajudar os alunos nas dificuldades apresentadas. Aplicar os jogos nas aulas de matemática é uma possibilidade que pode ajudar os alunos no bloqueio apresentado e que temem a matemática e se sentem incapacitados para interpretar problemas. Os jogos são um recurso pedagógico que estrutura o pensamento e o raciocínio são importantes para resolver problemas e cálculos, os alunos aprendem brincando, sendo um novo conceito de aprendizagem e interação entre professor e aluno. A ludicidade através dos jogos tem se contornado cada vez mais um dos utensílios que fomentam um ensino aprendizado de categoria para o educando, requerendo o desenvolvimento de várias desenvolturas fundamentais durante o artifício de crescimento do mesmo. Considera-se então, que os afazeres com o lúdico são cogentes ao desenvolvimento integral do educando.
Abstract: The academic work aims to lead educators to rethink the importance of games in learning mathematics in elementary school I, thus describing the importance of play for student learning and teaching how to solve problems in mathematics education. Games represent a good problem situation, with the teacher acting as a mediator who fulfills the pedagogical practice by evaluating students and also proposing good questions, enhancing the ability to understand mathematical facts and concepts. The methodology used was ba- sed on bibliographic research in which some authors show that the application of games in mathematics classes is a possibility that can help students with the difficulties they present. Applying games in mathematics classes is a possibility that can help students with the blockage presented and who fear mathematics and feel unable to interpret pro- blems. Games are a pedagogical resource that structures thinking and reasoning, and are important for solving problems and calculations; students learn through play, being a new concept of learning and interaction between teacher and student. Playfulness th- rough games has increasingly become one of the tools that foster quality teaching and learning for students, requiring the development of several fundamental skills during the student’s growth process. It is therefore considered that playful activities are essential to the student’s integral development.
Palavras-chave: Ludicidade
Ensino de Matemática
Aprendizagem Significativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: VENÂNCIO, Maria da Conceição; SILVA, Alexsandra Rodrigues da. A Importância dos jogos na aprendizagem de matemática no ensino fundamental I. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Pio IX-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1775
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf741,92 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.