| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1797Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Cícera Mayra de Carvalho | - |
| dc.creator | Brito, Edna Lopes | - |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Jefferson Brito de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-07T16:52:22Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Cícera Mayra de Carvalho; BRITO. Edna Lopes. Uso de jogos como metodologia para o ensino da matemática. 24 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1797 | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho mostra que os jogos matemáticos podem ser incorporados à sala de aula por serem parte de uma metodologia que está ao alcance dos professores e que não necessita de grandes investimentos. Eles possibilitam desenvolver habilidades na Matemática de maneira lúdica e prazerosa facilitando, assim, uma aprendizagem efetiva e eficiente, além de possibilitar uma maior interação entre os alunos durante os jogos. Portanto, os estudos realizados por alguns pesquisadores têm mostrado que os jogos constituem um suporte metodológico importante, pois através deles, que o aluno pode criar, pesquisar, brincar e jogar com a Matemática. O objetivo principal dessa pesquisa é: Atrair os docentes ao aprendizado matemático, incluindo recursos como jogos, charadas, brincadeiras e através da utilização desses materiais, quebrem o tabu que a Matemática é complicada. Específicamente falando: Capacitar os professores para utilização de recursos lúdicos; Preparar os alunos para utilizar desses recursos para contribuir com sua formação de estudante; e Mostrar a escola a importância de dispor de recursos lúdicos para o desenvolvimento dos educandos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliografica, e também uma pesquisa de campo, em uma escola pública municipal, localizada no municipio de Simões-Piauí, identificada como Centro de Educação Municipal – CEM, com alunos da turma do 8° ano e com os professores de matematica de referida escola. Para alcançar os objetivos propostos, foi aplicado um questionário tanto para os alunos quanto para a professora de matemática da instituição. Participaram 14 alunos e 3 professores. Portanto, é possível concluir que a utilização de jogos como metodologia no ensino da Matemática é um ótimo recurso pedagógico e possibilita bastantes vantagens e benefícios tanto para os alunos como para os professores. | por |
| dc.description.abstract | This paper shows that mathematical games can be incorporated into the classroom because they are part of a methodology that is within teachers' reach and does not require large investments. They allow the development of mathematical skills in a fun and enjoyable way, thus facilitating effective and efficient learning, in addition to enabling greater interaction between students during the games. Therefore, studies conducted by some researchers have shown that games constitute an important methodological support, because through them, students can create, research, play and have fun with mathematics. The main objective of this research is: To attract students to mathematical learning, including resources such as games, riddles, and jokes and, through the use of these materials, to break the taboo that mathematics is complicated. Specifically speaking: To train teachers to use playful resources; To prepare students to use these resources to contribute to their student education; and To show schools the importance of having playful resources for the development of students. The methodology used was bibliographical research, as well as field research, in a municipal public school located in the municipality of Simões-Piauí, identified as the Municipal Education Center – CEM, with students from the 8th grade class and with the mathematics teachers of said school. To achieve the proposed objectives, a questionnaire was applied to both the students and the mathematics teacher of the institution. Fourteen students and three teachers participated. Therefore, it is possible to conclude that the use of games as a methodology in the teaching of Mathematics is an excellent pedagogical resource and provides many advantages and benefits for both students and teachers. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Cícera, Edna Santoas, Brito (lopesedna306@gmail.com) on 2025-04-11T15:17:29Z No. of bitstreams: 2 TCC - MAYRA E EDNA.pdf: 684419 bytes, checksum: 323ea36fc63aaf58ef5d1c74fc2e1d71 (MD5) Termo de autorização.pdf: 356354 bytes, checksum: f886a93879be8f942745d1cd61b96964 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. RETIRAR ASSINATURAS FISICA DA ÚLTIMA PAGINA DO TCC. on 2025-04-14T11:36:08Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Cícera, Edna Santoas, Brito (lopesedna306@gmail.com) on 2025-04-29T03:17:46Z No. of bitstreams: 2 TCC - MAYRA E EDNA.pdf: 684419 bytes, checksum: 323ea36fc63aaf58ef5d1c74fc2e1d71 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 38272 bytes, checksum: 0cda932dd312d0119fac67ed50109564 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: RETIRAR ASSINATURAS FISICAS DA ULTIMA PAGINA DO TCC. on 2025-04-29T11:08:43Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Cícera, Edna Santoas, Brito (lopesedna306@gmail.com) on 2025-05-06T12:42:21Z No. of bitstreams: 2 TCC - MAYRA E EDNA.pdf: 684419 bytes, checksum: 323ea36fc63aaf58ef5d1c74fc2e1d71 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 38272 bytes, checksum: 0cda932dd312d0119fac67ed50109564 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: RETIRAR ASSINATURAS FISICA DA ULTIMA PAGINA DO TCC. on 2025-05-06T13:32:03Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Cícera, Edna Santoas, Brito (lopesedna306@gmail.com) on 2025-05-06T23:40:38Z No. of bitstreams: 2 TCC - MAYRA E EDNA.pdf: 684419 bytes, checksum: 323ea36fc63aaf58ef5d1c74fc2e1d71 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 154266 bytes, checksum: 92b67a6df952d3f3d4ab418c7e6b1b7d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezada, Informamos que deve retirar as assinaturas físicas dos anexos. on 2025-05-07T11:15:49Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Cícera, Edna Santoas, Brito (lopesedna306@gmail.com) on 2025-05-07T14:44:10Z No. of bitstreams: 2 TCC - MAYRA E EDNA.pdf: 694606 bytes, checksum: d9b2e54917e4470b7ff0346c5b21f6c9 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 154266 bytes, checksum: 92b67a6df952d3f3d4ab418c7e6b1b7d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-07T16:52:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - MAYRA E EDNA.pdf: 694606 bytes, checksum: d9b2e54917e4470b7ff0346c5b21f6c9 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 154266 bytes, checksum: 92b67a6df952d3f3d4ab418c7e6b1b7d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-07T16:52:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - MAYRA E EDNA.pdf: 694606 bytes, checksum: d9b2e54917e4470b7ff0346c5b21f6c9 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 154266 bytes, checksum: 92b67a6df952d3f3d4ab418c7e6b1b7d (MD5) Previous issue date: 2025-02-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Embargado | por |
| dc.subject | Jogos | por |
| dc.subject | Ensino da Matemática | por |
| dc.subject | Aprendizagem | por |
| dc.subject | Ludicidade | - |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | Uso de jogos como metodologia para o ensino da matemática | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
