Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1797
Tipo do documento: Artigo
Título: Uso de jogos como metodologia para o ensino da matemática
Autor: Santos, Cícera Mayra de Carvalho
Brito, Edna Lopes
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Brito de
Resumo: Neste trabalho mostra que os jogos matemáticos podem ser incorporados à sala de aula por serem parte de uma metodologia que está ao alcance dos professores e que não necessita de grandes investimentos. Eles possibilitam desenvolver habilidades na Matemática de maneira lúdica e prazerosa facilitando, assim, uma aprendizagem efetiva e eficiente, além de possibilitar uma maior interação entre os alunos durante os jogos. Portanto, os estudos realizados por alguns pesquisadores têm mostrado que os jogos constituem um suporte metodológico importante, pois através deles, que o aluno pode criar, pesquisar, brincar e jogar com a Matemática. O objetivo principal dessa pesquisa é: Atrair os docentes ao aprendizado matemático, incluindo recursos como jogos, charadas, brincadeiras e através da utilização desses materiais, quebrem o tabu que a Matemática é complicada. Específicamente falando: Capacitar os professores para utilização de recursos lúdicos; Preparar os alunos para utilizar desses recursos para contribuir com sua formação de estudante; e Mostrar a escola a importância de dispor de recursos lúdicos para o desenvolvimento dos educandos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliografica, e também uma pesquisa de campo, em uma escola pública municipal, localizada no municipio de Simões-Piauí, identificada como Centro de Educação Municipal – CEM, com alunos da turma do 8° ano e com os professores de matematica de referida escola. Para alcançar os objetivos propostos, foi aplicado um questionário tanto para os alunos quanto para a professora de matemática da instituição. Participaram 14 alunos e 3 professores. Portanto, é possível concluir que a utilização de jogos como metodologia no ensino da Matemática é um ótimo recurso pedagógico e possibilita bastantes vantagens e benefícios tanto para os alunos como para os professores.
Abstract: This paper shows that mathematical games can be incorporated into the classroom because they are part of a methodology that is within teachers' reach and does not require large investments. They allow the development of mathematical skills in a fun and enjoyable way, thus facilitating effective and efficient learning, in addition to enabling greater interaction between students during the games. Therefore, studies conducted by some researchers have shown that games constitute an important methodological support, because through them, students can create, research, play and have fun with mathematics. The main objective of this research is: To attract students to mathematical learning, including resources such as games, riddles, and jokes and, through the use of these materials, to break the taboo that mathematics is complicated. Specifically speaking: To train teachers to use playful resources; To prepare students to use these resources to contribute to their student education; and To show schools the importance of having playful resources for the development of students. The methodology used was bibliographical research, as well as field research, in a municipal public school located in the municipality of Simões-Piauí, identified as the Municipal Education Center – CEM, with students from the 8th grade class and with the mathematics teachers of said school. To achieve the proposed objectives, a questionnaire was applied to both the students and the mathematics teacher of the institution. Fourteen students and three teachers participated. Therefore, it is possible to conclude that the use of games as a methodology in the teaching of Mathematics is an excellent pedagogical resource and provides many advantages and benefits for both students and teachers.
Palavras-chave: Jogos
Ensino da Matemática
Aprendizagem
Ludicidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: SANTOS, Cícera Mayra de Carvalho; BRITO. Edna Lopes. Uso de jogos como metodologia para o ensino da matemática. 24 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1797
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.