Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Maria Alice Rodrigues-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3612613914461289por
dc.contributor.advisor1Sousa, Soraya de Melo Barbosa-
dc.contributor.referee1Cantuário, Antônio Artur Silva-
dc.contributor.referee2Lima, Francisco Renato-
dc.date.accessioned2025-05-08T11:30:09Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOARES, Maria Alice Rodrigues. Propostas de letramento digital em livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: as orientações do manual digital-interativo do professor. 2025. 75 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1798-
dc.description.resumoNovas maneiras de interação e transmissão de informações emergem dos avanços das tecnologias digitais. Dessa forma, assim como a sociedade passa por transformações, o contexto educacional não é diferente: a tecnologia está presente no cotidiano dos alunos e professores e, assim, o letramento digital deve ser um meio para a efetivação dos processos educacionais. Assim, este estudo tem como objetivo analisar uma coleção de manuais digital-interativo do professor – Português Linguagens - contemplada pela avaliação do PNLD e que tem seus conteúdos com base na BNCC, observando as orientações acerca do letramento digital como recurso para a aprendizagem dos estudantes, nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa recorre à abordagem qualitativa de cunho exploratório. Para isso, fez-se levantamento bibliográfico sobre letramento, a partir de Soares (2002) e Kleiman (2004), e letramento digital a partir de Rojo (2009 e Coscarelli (2017), além das orientações da BNCC (2018) e do PNLD (2022), dentre outros. A análise foi realizada a partir de recorte do material e resultou no fato de que a coleção em questão propõe atividades com o uso do letramento digital de forma gradativa nos manuais, em que, de acordo com a série, o letramento digital tem maior ou menor utilização.por
dc.description.abstractNew ways of interacting and transmitting information emerge with advances in digital technologies. Thus, just as society goes through transformations, the educational context is no different: technology is present in the daily lives of students and teachers, and therefore digital literacy must be a means for implementing educational processes. In that way, this study aims to analyze a colection of digital-interactive teacher´s manuals - Português Linguagens - covered by the PNLD evaluation and whose contents are based on the BNCC, observing the guidelines on digital literacy as a resource for student learning in the final years of Elementary School.. The research uses a qualitative approach of an exploratory nature. To this end, a bibliographic survey was carried out on literacy, based on Soares (2002) and Kleiman (2004), and digital literacy based on Rojo (2008) and Coscarelli (2017), in addition, the guidelines of the BNCC (2018) and the PNLD (2022), among others. The analysis was carried out based on a selection of the material and resulted in the fact that the collection in question proposes activities with the use of digital literacy gradually in the manuals, in which, according to the series, digital literacy has greater or lesser use.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Alice Rodrigues Soares (mariasoares@aluno.uespi.br) on 2025-05-08T01:04:14Z No. of bitstreams: 2 TCC Maria Alice - Versão final para biblioteca (1).pdf: 3818559 bytes, checksum: ac70ffad142b5a3760cdd8a5d03cc118 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_29_assinado.pdf: 319301 bytes, checksum: 2d8b73cdf2095247ceabdefd809c62be (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-08T11:30:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Maria Alice - Versão final para biblioteca (1).pdf: 3818559 bytes, checksum: ac70ffad142b5a3760cdd8a5d03cc118 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_29_assinado.pdf: 319301 bytes, checksum: 2d8b73cdf2095247ceabdefd809c62be (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-08T11:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Maria Alice - Versão final para biblioteca (1).pdf: 3818559 bytes, checksum: ac70ffad142b5a3760cdd8a5d03cc118 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_29_assinado.pdf: 319301 bytes, checksum: 2d8b73cdf2095247ceabdefd809c62be (MD5) Previous issue date: 2025-02-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento Digitalpor
dc.subjectManual do Professorpor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectLivro Didático-
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titlePropostas de letramento digital em livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: as orientações do manual digital-interativo do professorpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf3,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.