| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1800| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O uso dos jogos matemáticos como ferramentas na educação infantil |
| Autor: | Nonato, Raila de Lima Carvalho, Fábio Manoel de |
| Primeiro orientador: | Martins, Janiel Neves |
| Resumo: | O uso de jogos para o ensino da matemática na educação infantil tem-se encontrado resistência nas escolas para aplicar novas práticas em sala de aula, pois muitos desconhecem os benefícios que os jogos propiciam à aprendizagem. Esse estudo tem como objetivo geral: Verificar a importância do uso de jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. Especificamente, destacar o ensino infantil na atualidade; analisar como o uso de jogos matemáticos refletem positivamente no processo de Ensino-aprendizagem; e analisar a importância dos jogos matemáticos na educação infantil e refletir sobre o uso dos jogos como elemento facilitador da aprendizagem. O interesse pelo tema justifica-se pela necessidade de uma maior reflexão no que tange aos jogos matemáticos na educação infantil e o papel da escola em relação a nova prática educativa. A metodologia usada neste trabalho baseou-se em uma pesquisa bibliografica na base de dados Google Acadêmico, no periodo de 2017 a 2024. Contudo, de acordo com a pesquisa, percebe-se que o jogo é um precioso recurso pedagógico, tornando a aprendizagem mais concreta e prazerosa. No ensino da matemática, o jogo é importância no processo de aprendizagem, pois transforma a sala de aula em um espaço gerador de conhecimentos. |
| Abstract: | The use of games for teaching mathematics in early childhood education has been met with resistance in schools to implement new practices in the classroom, as many are unaware of the benefits that games provide for learning. This study has the general objective of: Verifying the importance of using mathematical games in the teaching-learning process of early childhood education. Specifically, highlighting early childhood education today; analyzing how the use of mathematical games positively reflects on the teaching-learning process; and analyzing the importance of mathematical games in early childhood education and reflecting on the use of games as an element that facilitates learning. The interest in the topic is justified by the need for greater reflection regarding mathematical games in early childhood education and the role of the school in relation to the new educational practice. The methodology used in this work was based on a bibliographic search in the Google Scholar database, from 2017 to 2024. However, according to the research, it is clear that the game is a valuable pedagogical resource, making learning more concrete and enjoyable. In teaching mathematics, games are important in the learning process, as they transform the classroom into a space that generates knowledge. |
| Palavras-chave: | Jogos Ensino da Matemática Educação Infantil |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | NONATO, Raila de Lima; CARVALHO, Fábio Manoel de. O uso dos jogos matemáticos como ferramentas na educação infantil. 2025. 21 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1800 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 246,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
