Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1806
Tipo do documento: Monografia
Título: A representação do conflito da criança em "Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias", de Ruth Rocha
Autor: Lima, Ana Claudia Alves
Primeiro orientador: Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos
Resumo: Este estudo analisa o desenvolvimento do leitor pré-adolescente crítico por meio da literatura infantojuvenil, com foco no processo de leitura e escrita. A pesquisa destaca a obra Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha, como um exemplo significativo no estímulo à reflexão sobre linguagem e comunicação. A obra foi escolhida por sua contribuição ao desenvolvimento da expressão e compreensão do mundo pelos estudantes do Ensino Fundamental. O estudo se justifica pela importância da leitura na formação crítica e emocional dos estudantes, propondo a análise de como a literatura pode ser um instrumento pedagógico eficaz, promovendo a construção da identidade e o desenvolvimento das habilidades cognitivas. A pesquisa utiliza a metodologia bibliográfica e a análise da obra, com a referência teórica de autores como Caldin (2003), Barros (2013), Fernandes (2007), Lima (2021), Silva (2016) e Santos (2009). Os resultados indicam que a obra de Ruth Rocha contribui para a formação de leitores críticos, sendo essencial no processo de aprendizagem. Além disso, a utilização de metodologias ativas no ensino da literatura mostra-se eficaz para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Abstract: This study analyzes the development of the critical pre-adolescent reader through children's literature, focusing on the reading and writing process. The research highlights the work Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias by Ruth Rocha as a significant example in stimulating reflection on language and communication. The book was chosen for its contribution to the development of students' expression and understanding of the world in elementary education. The study is justified by the importance of reading in the critical and emotional formation of students, proposing an analysis of how literature can be an effective pedagogical tool, promoting identity construction and the development of cognitive skills. The research uses a bibliographic methodology and the analysis of the work, with theoretical references from authors such as Caldin (2003), Barros (2013), Fernandes (2007), Lima (2021), Silva (2016), and Santos (2009). The results indicate that Ruth Rocha's work contributes to the formation of critical readers, being essential in the learning process. Moreover, the use of active methodologies in teaching literature proves to be effective for the students' holistic development.
Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil
Leitura Crítica
Ruth Rocha
Metodologias Ativas
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: LIMA, Ana Claudia Alves. A representação do conflito da criança em "Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias", de Ruth Rocha. 2025. 39 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português ) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1806
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf382,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.