Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Luma de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Reisdorfer, Thiago-
dc.date.accessioned2025-05-13T15:13:33Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCARDOSO, Luma de Carvalho. @historiando: juventudes e autonomia discente no ensino de História. 2025. 116 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1807-
dc.description.resumoEste estudo teve como principal objetivo fomentar a autonomia discente e promover aprendizagens significativas no ensino de História, utilizando o Instagram como ferramenta didática. O ensino de História, seus currículos e a própria escola tendem a invisibilizar as juventudes, perpetuando uma dominação histórica dos adultos sobre crianças e jovens, naturalizando essa hierarquia e limitando tanto o desenvolvimento da condição juvenil quanto a construção de aprendizagens significativas na disciplina. Para abordar essa questão, a pesquisa adotou uma metodologia que combinou revisão bibliográfica sobre juventudes, ensino de História, História do Tempo Presente e História Pública, além de pesquisa de campo com alunos do ensino médio técnico do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), na cidade de Tutóia. A investigação se deu por meio de uma pesquisa-ação realizada no contexto da disciplina eletiva @historiando.iema, que envolveu a pesquisa, produção e divulgação de vídeos com conteúdo histórico na rede social Instagram. O produto educacional desenvolvido foi a disciplina eletiva e, consequentemente, um Guia de Orientação com drive para orientar professores com interesse nessa linha de pesquisa e trabalho. Os resultados indicam que a experiência contribuiu para a promoção da autonomia discente, demonstrando o potencial das atividades práticas e do uso de mídias digitais para a construção de aprendizagens mais engajadas e significativas no ensino de História.por
dc.description.abstractThis study aimed to foster student autonomy and promote meaningful learning in History teaching by using Instagram as a didactic tool. History teaching, its curricula, and the school system itself tend to make youth invisible, perpetuating a historical domination of adults over children and young people, naturalizing this hierarchy and limiting both the development of youth identity and the construction of meaningful learning in the subject. To address this issue, the research adopted a methodology that combined a bibliographic review on youth studies, History teaching, Present-Time History, and Public History, along with field research conducted with technical high school students from the Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) in the city of Tutóia. The investigation was carried out through action research within the elective course @historiando.iema, which involved researching, producing, and disseminating videos with historical content on the social media platform Instagram. The educational product developed was the elective course itself and, consequently, a Guidance Guide with a digital drive to assist teachers interested in this line of research and work. The results indicate that the experience contributed to promoting student autonomy, demonstrating the potential of practical activities and digital media use in constructing more engaged and meaningful learning experiences in History teaching.por
dc.description.provenanceSubmitted by Luma Cardoso (lumadecarvalhocardoso@aluno.uespi.br) on 2025-05-09T19:20:04Z No. of bitstreams: 2 LUMA DE CARVALHO CARDOSO - Dissertação [CORRIGIDA E FORMATADA].pdf: 1519370 bytes, checksum: 5e203ad911f339f8b703b54da4a0c156 (MD5) Guia de Orientação 2025.pdf: 8595003 bytes, checksum: 63adc3bdf90d7818ea9e4da47e5b756f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1.PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-05-12T10:24:34Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luma Cardoso (lumadecarvalhocardoso@aluno.uespi.br) on 2025-05-13T10:57:31Z No. of bitstreams: 2 LUMA DE CARVALHO CARDOSO - Dissertação [CORRIGIDA E FORMATADA].pdf: 1519370 bytes, checksum: 5e203ad911f339f8b703b54da4a0c156 (MD5) Guia de Orientação 2025.pdf: 8595003 bytes, checksum: 63adc3bdf90d7818ea9e4da47e5b756f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezado, Sua submissão foi rejeitada para correções. Siga as orientações: 1. Preencha e anexe o Termo de Autorização da dissertação em pdf assinado pelo autor e orientador (https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf); e 2. Faça uma submissão em separado do Produto Educacional com Termo de Autorização. on 2025-05-13T11:30:39Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luma Cardoso (lumadecarvalhocardoso@aluno.uespi.br) on 2025-05-13T13:58:27Z No. of bitstreams: 2 LUMA DE CARVALHO CARDOSO - Dissertação [CORRIGIDA E FORMATADA].pdf: 1519370 bytes, checksum: 5e203ad911f339f8b703b54da4a0c156 (MD5) Termo_assinado.pdf: 6691773 bytes, checksum: b0b8067ab6835714e67209778410fab7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-13T15:13:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUMA DE CARVALHO CARDOSO - Dissertação [CORRIGIDA E FORMATADA].pdf: 1519370 bytes, checksum: 5e203ad911f339f8b703b54da4a0c156 (MD5) Termo_assinado.pdf: 6691773 bytes, checksum: b0b8067ab6835714e67209778410fab7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-13T15:13:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUMA DE CARVALHO CARDOSO - Dissertação [CORRIGIDA E FORMATADA].pdf: 1519370 bytes, checksum: 5e203ad911f339f8b703b54da4a0c156 (MD5) Termo_assinado.pdf: 6691773 bytes, checksum: b0b8067ab6835714e67209778410fab7 (MD5) Previous issue date: 2025-03-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutonomia Discentepor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectHistória da Infância e Juventudepor
dc.subjectInstagrampor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.title@historiando: juventudes e autonomia discente no ensino de Históriapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.