Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carlene da-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=C81F67DAC60DD67176AFDD969A8965FF#por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Beatrice Nascimento-
dc.contributor.referee1Silva, Tarcilane-
dc.contributor.referee2Araújo, Camélia-
dc.date.accessioned2025-05-15T12:32:22Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Carlene da. Atividades epilinguísticas em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise crítica. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1811-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar criticamente a presença e a abordagem das atividades epilinguísticas em livros didáticos de Língua Portuguesa, especialmente na coleção Teláris Essencial Português do 6° ano e 9º ano do Ensino Fundamental. Fundamentada nos estudos de Franchi (1991), Silva (2010), Garcia e Sisla (2020), Bezerra e Semeghini-Siqueira (2007), entre outros, a pesquisa compreende as atividades epilinguísticas como práticas que promovem a reflexão sobre o uso e funcionamento da língua, sem necessariamente recorrer a terminologias gramaticais, contribuindo para o desenvolvimento das competências linguísticas e metalinguísticas dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, buscando identificar como essas atividades são abordadas no livro didático com base nas orientações curriculares, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise revelou que, embora contemplem algumas propostas reflexivas, a abordagem tende a ser tradicional e mecânica, conforme criticado por autores como Pilati (2017) e Mendonça (2006), sem explorar a autonomia dos alunos na sua própria construção do conhecimento linguístico. Conclui-se, que apesar dos avanços, há grandes espaços para melhoria na elaboração de atividades que estimulam uma compreensão profunda e dinâmica da língua, promovendo uma formação reflexiva e crítica.por
dc.description.abstractThis work aims to critically analyze the presence and approach of epilinguistic activities in Portuguese language textbooks, especially in the collection Teláris Essencial Portuguese of the 6th grade and 9th grade of Elementary School. Based on the studies of Franchi (1991), Silva (2010), Garcia and Sisla (2020), Bezerra and Semeghini-Siqueira (2007), among others, the research understands epilinguistic activities as practices that promote reflection on the use and functioning of language, without necessarily resorting to grammatical terminologies, contributing to the development of students' linguistic and metalinguistic skills. This is a qualitative documentary research, seeking to identify how these activities are addressed in the textbook based on curricular guidelines, such as the National Curriculum Parameters (PCNs) and the National Common Curricular Base (BNCC) ). The analysis revealed that, although they include some reflective proposals, the approach tends to be traditional and mechanical, as criticized by authors such as Pilati (2017) and Mendonça (2006), without exploring the autonomy of students in their own construction of linguistic knowledge. It is concluded that despite the advances, there are great spaces for improvement in the elaboration of activities that stimulate a deep and dynamic understanding of the language, promoting a reflective and critical education.por
dc.description.provenanceSubmitted by Carlene Silva (carlenedas@aluno.uespi.br) on 2025-05-15T00:24:46Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 3163286 bytes, checksum: ef3f424fd75b16b2722e2f9d065326df (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_PUBLICACAO.pdf: 163441 bytes, checksum: 70d2d5dd44d802bc382bdfc407c45b74 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-15T12:32:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 3163286 bytes, checksum: ef3f424fd75b16b2722e2f9d065326df (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_PUBLICACAO.pdf: 163441 bytes, checksum: 70d2d5dd44d802bc382bdfc407c45b74 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-15T12:32:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 3163286 bytes, checksum: ef3f424fd75b16b2722e2f9d065326df (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_PUBLICACAO.pdf: 163441 bytes, checksum: 70d2d5dd44d802bc382bdfc407c45b74 (MD5) Previous issue date: 2025-04-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades Epilinguísticaspor
dc.subjectLivros Didáticospor
dc.subjectEnsino da Língua Portuguesa.por
dc.subjectAnálise Críticapor
dc.subjectReflexão Linguísticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAtividades epilinguísticas em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise críticapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf3,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.