Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Emily Cecília Marques-
dc.contributor.advisor1Alves, Shirlei Marly-
dc.contributor.referee1Minussi, Rafael Dias-
dc.contributor.referee2Silva, Franklin Oliveira-
dc.date.accessioned2025-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationALVES, Emily Cecília Marques. A intertextualidade nas redações do ENEM- 2023. 2025. 88 f. Monografia( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1814-
dc.description.resumoA intertextualidade é o fenômeno da relação entre diferentes textos, em que um faz menção a outro com a finalidade de fundamentar, ampliar ou modificar seu conteúdo, sendo uma característica reconhecida como componente da textualidade. No contexto da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos recorrem à intertextualidade, sobretudo, para comprovar repertório sociocultural produtivo. A prova avalia cinco competências, sendo uma delas a competência II, que diz respeito à capacidade do candidato em compreender a proposta de redação e aplicar conhecimentos de diferentes áreas em seu texto, com a finalidade de defender seu ponto de vista, o que pressupõe o recurso da intertextualidade para o desenvolvimento da redação. Tendo em vista este fato, o presente trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento da intertextualidade explícita nas redações nota 1000 do Enem 2023, com o intuito de identificar quais tipos de intertextos foram utilizados, de onde provieram, como esses elementos foram incorporados e qual efeito que essas referências têm na construção argumentativa do texto. Nesse sentido, foram utilizados como pressupostos teóricos as postulações de Kristeva (1974 apud Koch; Bentes; Cavalcante, 2012), Bakhtin (2003), Bazerman (2006), Marcuschi (2008), Koch (2010), Antunes (2017), Cavalcante (2022), entre outros. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem qualitativa, sendo do tipo documental. Os dados provêm de 09 (nove) redações nota 1000 do Enem 2023. A análise das redações revelou que a maioria das intertextualidades são do tipo paráfrases, mostrando a capacidade dos candidatos de reinterpretar ideias de autores renomados, o que favorece a fluidez da argumentação. Os autores utilizam a intertextualidade de maneira estratégica, focando em textos de filosofia e literatura para conferir credibilidade ao discurso. Nas introduções, as intertextualidades demonstram domínio do tema, enquanto nos parágrafos de desenvolvimento servem para corroborar ou contradizer argumentos. Essa abordagem enriquece a argumentação e revela um conhecimento aprofundado, tornando o texto mais coerente e persuasivo. Em síntese, constatou-se que a intertextualidade não apenas fortalece a argumentação, mas também evidencia que os autores conectam suas ideias a contextos históricos, sociais e culturais relevantes, aumentando a legitimidade do discurso apresentado.por
dc.description.abstractIntertextuality refers to the phenomenon of relationships between different texts, in which one text references another to support, expand, or modify its content. It is recognized as a key component of textuality. In the context of the Nacional High School Exam (Enem), candidates frequently employ intertextuality, particularly to demonstrate a productive sociocultural repertoire. The exam evaluates five competencies, one of which is Competency II, which assesses a candidate’s ability to understand the essay prompt and integrate knowledge from various fields to defend their point of view. This process inherently relies on intertextuality in essay development. With this in mind, the present study examines the role of explicit intertextuality in the top-scoring essays (grade 1000) of the 2023 Enem, aiming to identify the types of intertexts used, their sources, how they are incorporated, and their impact on the argumentative structure of the text. The theoretical framework draws on the works of Kristeva (1974, apud Koch, Bentes, & Cavalcante, 2012), Bakhtin (2003), Bazerman (2006), Marcuschi (2008), Koch (2010), Antunes (2017), Cavalcante (2022), among others. Methodologically, this research is descriptive, qualitative, and classified as documentary. The data consist of nine (9) top-scoring essays (grade 1000) from the 2023 Enem. The analysis reveals that most intertextual references are paraphrases, demonstrating candidates’ ability to reinterpret ideas from well-known authors, thereby enhancing the coherence and fluidity of their arguments. The authors employ intertextuality strategically, primarily referencing texts from philosophy and literature to lend credibility to their discourse. In introductions, intertextuality demonstrates mastery of the topic, while in development paragraphs, it serves to support or challenge arguments. This approach enriches argumentation and reflects deep understanding, making the text more cohesive and persuasive. In conclusion, intertextuality not only strengthens argumentation but also highlights candidates’ ability to connect their ideas to relevant historical, social, and cultural contexts, thereby increasing the legitimacy of their discourse.por
dc.description.provenanceSubmitted by Emily Alves (emilyceciliamalves@aluno.uespi.br) on 2025-05-15T18:02:23Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA - EMILY CECILIA MARQUES ALVES .pdf: 3715444 bytes, checksum: f7afdfb9af21adcef4494d7ffc7f3291 (MD5) Termo_assinado-_repositorio_institucional__assinado_assinado.pdf: 212916 bytes, checksum: 7e90b630bc5266cfbac163e3a9f17661 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br) on 2025-05-16T11:14:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA - EMILY CECILIA MARQUES ALVES .pdf: 3715444 bytes, checksum: f7afdfb9af21adcef4494d7ffc7f3291 (MD5) Termo_assinado-_repositorio_institucional__assinado_assinado.pdf: 212916 bytes, checksum: 7e90b630bc5266cfbac163e3a9f17661 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-16T11:14:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA - EMILY CECILIA MARQUES ALVES .pdf: 3715444 bytes, checksum: f7afdfb9af21adcef4494d7ffc7f3291 (MD5) Termo_assinado-_repositorio_institucional__assinado_assinado.pdf: 212916 bytes, checksum: 7e90b630bc5266cfbac163e3a9f17661 (MD5) Previous issue date: 2025-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTextopor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectRedação Nota 1000por
dc.subjectEnem 2023por
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA intertextualidade nas redações do ENEM- 2023por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Clóvis Moura – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia completa .pdfMonografia completa3,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.