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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Ana Kerly Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Luz Júnior, Geraldo Eduardo da-
dc.contributor.referee1Luz Júnior, Geraldo Eduardo da-
dc.contributor.referee2Ferreira, Luciana Nobre de Abreu-
dc.contributor.referee3Oliveira, Marly Lopes de-
dc.date.accessioned2025-05-21T16:21:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBRITO, Ana Kerly Oliveira de. Gamificação como estratégia para o engajamento no ensino de química. 2023. 65 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1818-
dc.description.resumoA Química, como uma ciência central, é fundamental para a compreensão da natureza e dos fenômenos que com ela ocorrem. Nesse sentido, o ensino de Química na educação básica, especialmente, é muito importante para que os discentes possam compreender o mundo que os cerca. No entanto, voltar a atenção dos alunos para as aulas vem se tornando uma tarefa cada vez mais desafiadora devido aos diversos estímulos digitais. Nesse cenário, as metodologias ativas apresentam-se como uma possibilidade para a criação de um ambiente com autonomia e interação, favorecendo um aprendizado mais dinâmico. Dentre essas metodologias a gamificação, especialmente quando aliada às tecnologias digitais, destaca-se com o potencial de proporcionar engajamento através da incorporação de elementos de jogos ao ambiente de aprendizagem. Nessa perspectiva, este trabalho descreve o desenvolvimento e análise da aplicabilidade de um instrumento educacional voltado para o Ensino de Química na educação básica, desenvolvido no ambiente virtual do Google Sites e tendo como base conceitos próprios da gamificação. O instrumento educacional desenvolvido recebeu o nome de Enigma Químico e sua avaliação de aplicabilidade ocorreu com alunos de 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Parnaíba - PI. Para a coleta de dados, foram utilizados formulário on-line e a técnica de grupo focal, que teve seus dados analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin à luz das teorias da Autodeterminação e do Fluxo. Os resultados demonstraram que o Enigma Químico apresentou características relativas à gamificação, destacando-se a capacidade de proporcionar o engajamento dos discentes, abrindo espaço para o desenvolvimento de trabalhos voltados ao uso deste instrumento metodológico no processo de ensinoaprendizagem de Química na educação básica.por
dc.description.abstractChemistry, as a central science, is fundamental for understanding nature and the phenomena that occur with it. In this sense, teaching Chemistry in basic education, especially, is very important so that students can understand the world around them. However, turning students' attention to classes is becoming an increasingly challenging task due to the various digital stimuli. In this scenario, active methodologies present themselves as a possibility for creating an environment with autonomy and interaction, favoring more dynamic learning. Among these methodologies, gamification, especially when combined with digital technologies, stands out with the potential to provide engagement through the incorporation of game elements into the learning environment. From this perspective, this work describes the development and analysis of the applicability of an educational instrument aimed at teaching Chemistry in basic education, developed in the virtual environment of Google Sites and based on concepts specific to gamification. The educational instrument developed was called Enigma Químico and its applicability assessment took place with 1st grade high school students from a state school in the city of Parnaíba - PI. For data collection, an online form and the focus group technique were used, with data analyzed using Bardin Content Analysis technique in light of the theories of Self-Determination and Flow. The results demonstrated that Enigma Químico presented characteristics related to gamification, highlighting the ability to provide student engagement, opening space for the development of work aimed at the use of this methodological instrument in the teaching-learning process of Chemistry in basic education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-21T16:21:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa_removed.pdf: 1003093 bytes, checksum: d0285cc7f4356bf6b64062a84a9edf75 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-21T16:21:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa_removed.pdf: 1003093 bytes, checksum: d0285cc7f4356bf6b64062a84a9edf75 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-21T16:21:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa_removed.pdf: 1003093 bytes, checksum: d0285cc7f4356bf6b64062a84a9edf75 (MD5) Previous issue date: 2023-05-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectGoogle Sitespor
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqQUIMICA ORGANICA::FISICO-QUIMICA ORGANICApor
dc.titleGamificação como estratégia para o engajamento no ensino de químicapor
dc.typeDissertaçãopor
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