| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1823Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Viana, Gláucia Araújo | - |
| dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Silvana da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-22T14:32:49Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | VIANA, Gláucia Araújo. A semântica nos livros didáticos de português do ensino fundamental: um exercício de análise. 2024. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1823 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como principal objetivo explorar de que maneira a Semântica é trabalhada nos livros didáticos de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como suporte teórico apresenta estudos de Ferrarezi Jr. (2008), de Cançado (2018), Müller e Viotti (2003), Ilari e Geraldi (2006); Pietroforte e Lopes (2003). Selecionamos três Livros Didáticos “Tecendo Linguagens” das autoras Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo, publicado pela editora IBEP, 5ª edição, 2018 e avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e dois outros, sendo um do oitavo ano Português: linguagens da Editora Saraiva, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, e o último, volume único do Ensino Médio, destes autores. Esse estudo, possibilitou identificar o modo como a Semântica foi abordada nos livros didáticos que compõem o corpus dessa pesquisa. No corpus foi possível perceber que a Semântica é tratada a partir do estudos das figuras de linguagem, uma postura restrita muito próxima do que era feito durante o surgimento da Semântica enquanto ciência, sem abordar aspectos da Pragmática e suas correlações com a Semântica. | por |
| dc.description.abstract | This work's main objective is to explore how Semantics is worked on in Portuguese language textbooks for the final years of elementary school. As theoretical support, it presents studies by Ferrarezi Jr. (2008), Cançado (2018), Müller and Viotti (2003), Ilari and Geraldi (2006); Pietroforte and Lopes (2003). We selected three textbooks “Tecendo Linguagens” by the authors Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo, published by IBEP, 5th edition, 2018 and evaluated by the National Textbook Program (PNLD), and two others, one from the eighth year Portuguese: languages by Editora Saraiva, by authors William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, and the last, single volume of High School, by these authors. This study made it possible to identify the way in which Semantics was approached in the textbooks that make up the corpus of this research. In the corpus it was possible to see that Semantics is treated through the study of figures of speech, a restricted stance very close to what was done during the emergence of Semantics as a science, without addressing aspects of Pragmatics and its correlations with Semantics. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-22T14:32:12Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1162211 bytes, checksum: ee8fdd0792489df280eb55f7ae8c07f6 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 8990747 bytes, checksum: b81ba418b695449773a7d102c513c18f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-22T14:32:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1162211 bytes, checksum: ee8fdd0792489df280eb55f7ae8c07f6 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 8990747 bytes, checksum: b81ba418b695449773a7d102c513c18f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-22T14:32:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1162211 bytes, checksum: ee8fdd0792489df280eb55f7ae8c07f6 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 8990747 bytes, checksum: b81ba418b695449773a7d102c513c18f (MD5) Previous issue date: 2024-05-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Semântica | por |
| dc.subject | Ensino Fundamental | por |
| dc.subject | Língua Portuguesa | por |
| dc.subject | Livro Didático | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | A semântica nos livros didáticos de português do ensino fundamental: um exercício de análise | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
